Política

Moraes determina que AGU providencie extradição de Carla Zambelli

Zambelli foi presa em Roma, na Itália, na terça-feira (29), onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido por Moraes

31/07/2025 17h57
Moraes determina que AGU providencie extradição de Carla Zambelli
Foto: Paulo Sérgio/Câmara dos Deputados

A extradição da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) será providenciada pela Advocacia-Geral da União (AGU). A determinação foi emitida nesta quinta-feira (31) pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal).

“Oficie-se à Advocacia-Geral da União para que acompanhe e adote as providências cabíveis e necessárias relacionadas ao processo de extradição da ré”, determinou o ministro, por meio de ofício.

Zambelli foi presa em Roma, na Itália, na terça-feira (29), onde tentava escapar do cumprimento de um mandado de prisão emitido por Moraes. Zambelli tem dupla cidadania e deixou o Brasil em busca de asilo político em terras italianas após ser condenada pelo STF a dez anos de prisão pela invasão ao sistema eletrônico do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ocorrida em 2023.

Ainda devido a condenação, a deputada também terá que pegar R$ 2 milhões em danos coletivos. As investigações apontaram que Zambelli foi a autora intelectual da invasão para emissão de um mandato falso de prisão contra Alexandre de Moraes.

O hackeamento foi executado por Walter Delgatti. Ele também foi condenado e em seu depoimento, confirmou ter realizado o trabalho a mando da parlamentar. O governo brasileiro já oficializou a solicitação da extradição da deputada para o Brasil.

Comentários

Leia também

Política
Lula se reúne com Motta para discutir MP da tarifa social e projeto do IR

Lula se reúne com Motta para discutir MP da tarifa social e projeto do IR

Encontro com presidente da Câmara não constava na agenda oficial; governo tenta acelerar...
Política
Brasil critica negativa de vistos dos EUA para participação na Assembleia da ONU

Brasil critica negativa de vistos dos EUA para participação na Assembleia da ONU

Integrantes da comitiva brasileira ainda aguardam autorização de entrada para Assembleia...
Política
Flávio Dino suspende emendas Pix por suspeitas de irregularidades em nove cidades

Flávio Dino suspende emendas Pix por suspeitas de irregularidades em nove cidades

Ministro do STF também determinou envio de informações à Polícia Federal