Foi aprovada a PL que regulamenta a profissão de doula
Com aprovação da PL as doulas poderão ter acesso ás maternidades
As doulas são profissionais que oferecem apoio físico, emocional e informacional às mulheres ao longo da gestação, parto e pós-parto imediato. Em entrevista ao De Olho na Cidade,a doula Edna Andrade destacou que o segmento tem ganhado ascensão.
“Durante o parto a doula atua com técnicas não-farmacológicas para alívio da dor, não atuando apenas com a paciente, mas com a família também”, explica.
Para Edna, que já trabalhou em hospitais na área de enfermagem, sempre foi notável a necessidade de uma doula presente nas gestações.
De acordo com a doula Danúsia Dias, as intervenções propostas geram um parto mais natural e acolhedor, que continua até depois do procedimento, oferecendo suporte durante a recuperação.
Atualmente, foi aprovado o Projeto de Lei 3.946/2021, que regulamenta a profissão das doulas: “Estamos no aguardo. Sabemos que nosso trabalho se dá no início do parto, mas é essencial que estejamos presentes em outras fases da maternidade”.
A PL foi aprovada pelo Senado no dia 16 de agosto, e vai para a Câmara. Segundo o portal Agência do Senado, as profissionais deverão ter cursado o ensino médio e o curso técnico em doulagem. A proposta permitirá a atuação daquelas doulas que comprovem a atuação de mais de três anos, até a data da publicação da futura lei
“Acredito que essa aprovação será uma mudança no mercado, tanto para mulheres que precisam desse apoio, quanto para mulheres que desejam se tornar profissionais”, disse Danúsia.
Com a aprovação da lei, as doulas terão acesso às maternidades.
Pensando em alcançar ainda mais mulheres, foi fundado o Lar das Doulas, um local que atende gestantes em fase de parto e pós parto.
O lar se localiza na Rua Porto Seguro, nº 131, Jardim Cruzeiro, próximo ao Hospital da Mulher, em funcionamento de segunda-feira a sábado.