Política

Brasil segue aberto ao diálogo e aguarda retorno de Donald Trump, diz Lula

A declaração ocorreu durante a cerimônia da inauguração de usina a gás natural no Rio de Janeiro

28/07/2025 17h45
Brasil segue aberto ao diálogo e aguarda retorno de Donald Trump, diz Lula
Foto: Ricardo Stuckert / PR

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reafirmou que deseja, de fato, dialogar com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, com o objetivo de negociar a tarifa de 50% sobre produtos brasileiros anunciada pelo governo norte-americano, Donald Trump.

A fala do chefe do Executivo ocorreu nesta segunda-feira (28), durante a cerimônia da inauguração de usina a gás natural no Rio de Janeiro. “Eu espero que o presidente dos Estados Unidos reflita sobre a importância do Brasil. E eu vou fazer aquilo que, no mundo civilizado, a gente faz. Tem divergência? Tem. Senta numa mesa, coloca a divergência do lado e vamos tentar resolver. E não de uma forma abrupta, individual, tomar uma decisão de que vai taxar o Brasil em 50%”, declarou Lula.

O petista voltou a culpar Eduardo Bolsonaro (PL-SP), filho 03 do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que está nos Estados Unidos, pelo tarifaço de Trump. Na ocasião, o filho 03 de Bolsonaro admitiu que participou das conversas sobre sanções contra o Brasil.

“Isso é o filho do coisa e o coisa [Bolsonaro] que estão pedindo para fazer. O cara que fazia campanha embrulhado na bandeira nacional. Brasil acima de tudo. E agora ele vai com a desfaçatez. Brasil acima de tudo, mas primeiro os EUA. [É] Uma falta de patriotismo…”, criticou o presidente.

O palaciano citou a carta recebida por Trump, em que o líder americano criticou as ações penais por golpe de Estado contra Bolsonaro e a atuação do Supremo Tribunal Federal (STF). “O pai dele não merece o sacrifício do povo brasileiro. Ele não vai ser julgado pelo governo, vai ser julgado pela Justiça”, continuou Lula.

Ameaças de Eduardo Bolsonaro

O filho de Bolsonaro condicionou um recuo do governo norte-americano à aprovação de uma anistia “geral e irrestrita” e ao impeachment do ministro do STF, Alexandre de Moraes, mas esbarra em falta de apoio e desgaste contínuo no Congresso Nacional.

Agradecimento ao tarifaço de Trump

O deputado federal licenciado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) agradeceu publicamente ao presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, após o Republicano anunciar um tarifaço de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados ao país. A medida gerou reações no governo federal e agravou a tensão entre os dois países.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
Senadores cobram ligação de Lula a Trump para tentar reverter tarifaço contra o Brasil

Senadores cobram ligação de Lula a Trump para tentar reverter tarifaço contra o Brasil

Para parlamentares, iniciativa de Lula não traria prejuízo político
Política
Moraes proíbe réus da trama golpista de usarem farda durante interrogatório

Moraes proíbe réus da trama golpista de usarem farda durante interrogatório

A Primeira Turma do STF ouve, nesta segunda, o núcleo composto por nove militares e um...
Política
“Lula e Jerônimo mostram que é possível governar com prioridade para o povo”, afirma Robinson Almeida após Brasil sair do Mapa da Fome