Política

Em Washington, Wagner diz que acha ‘difícil’ adiar tarifaço de Trump

Senador do PT da Bahia faz parte da comitiva de parlamentares enviados aos EUA para negociar extensão de prazo

28/07/2025 14h04
Em Washington, Wagner diz que acha ‘difícil’ adiar tarifaço de Trump
Foto: Agência Brasil

Um dos integrantes da missão do Congresso Nacional enviada aos Estados Unidos para negociar uma eventual extensão dos prazos para o início do tarifaço imposto pelo presidente norte-americano, Donald Trump, aos importados brasileiros, o líder do governo Luiz Inácio Lula da Silba no Senador, Jaques Wagner, disse nesta segunda-feira (28) considerar muito difícil conseguir adiar o prazo para que tarifas de 50% entrem em vigor, a partir de 1º de agosto.

Wagner embarcou para Washington no domingo como parte de uma comitiva de oito senadores para tentar sensibilizar empresários e autoridades dos EUA sobre as negociações envolvendo a sobretaxa. Questionado sobre a possibilidade de estender o prazo, o senador da Bahia demonstrou pessimismo . “Eu acho que não. O que a gente está fazendo é a diplomacia parlamentar. É preciso que os governos se entendam. A gente está aqui para contribuir”, afirmou.

A declaração ocorrreu logo após a chegada dos senadores brasileiros à sede da Embaixada do Brasil em Washington. A programação inclui uma conversa com a embaixadora do país, Maria Luiza Viotti. Ao mesmo tempo, os parlamentares também devem se reunir com integrantes Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

À tarde, Wagner e os demais senadores se reúnem com líderes empresariais na Câmara de Comércio dos EUA. A agenda do grupo, porém, não inclui representantes do governo Trump. A comitiva de senadores é presidida pelo senador Nelsinho Trad (PSD-MS), e formada por oito senadores, sendo dois ex-ministros de Jair Bolsonaro: Tereza Cristina (Agricultura) e Marcos Pontes (Ciência e Tecnologia).

Na terça-feira (29), haverá encontros com senadores americanos, tanto republicanos como democratas. Já Na quarta (30), último dia da missão, a comitiva brasileira vai discutir a posição do Brasil junto a líderes do setor privado americano no Conselho das Américas.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Política
Moraes proíbe réus da trama golpista de usarem farda durante interrogatório

Moraes proíbe réus da trama golpista de usarem farda durante interrogatório

A Primeira Turma do STF ouve, nesta segunda, o núcleo composto por nove militares e um...
Política
“Lula e Jerônimo mostram que é possível governar com prioridade para o povo”, afirma Robinson Almeida após Brasil sair do Mapa da Fome
Política
Senadores brasileiros iniciam agenda nos EUA para negociação

Senadores brasileiros iniciam agenda nos EUA para negociação

A programação tem início quatro dias antes da taxa começar a valer, no dia 1º de agosto ...