Prefeito assina ordem de serviço para reforma da Praça do Tropeiro
Com previsão de entrega para daqui a seis meses, a obra contará com investimento de quase R$1 milhão.
O prefeito José Ronaldo assinou na manhã desta segunda-feira (28) a ordem de serviço para o início das obras de reforma e requalificação da Praça do Tropeiro, localizada na rua Porto Velho, no Centro de Feira de Santana. A intervenção teve início imediato e conta com um prazo de seis meses para ser concluída, além de um investimento de 1 milhão de reais.
O projeto institui diversas mudanças como a substituição do piso de pedra portuguesa por um intertravado colorido, a revisão dos telhados dos quiosques, a revitalização do banheiro público, a restauração das tubulações de esgoto e a recuperação das estruturas de concreto, como bancos e arena. Além disso, haverá a criação de vagas de estacionamento a 45 graus, organizando melhor o fluxo de veículos e melhorando a mobilidade nas vias da região.
O prefeito José Ronaldo falou sobre a importância desse momento e ressaltou os benefícios que a obra trará não só para a praça, mas para todo o seu entorno:
“Esse projeto foi feito e discutido com as pessoas que fazem esse tradicional samba de roda na região. Inclusive, vai permitir o estacionamento de cerca de 30 veículos entre micro-ônibus, ônibus e vans, o que vai ampliar a oferta de estacionamento na região, o que é bom não só para os comerciantes que tem ali na região, como também para a própria praça, para o centro de abastecimento ou para o shopping popular.”
A última ordem de serviço para a reforma da Praça do Tropeiro se deu em 2020, durante o governo Colbert, que previu a entrega de um anfiteatro. Entretanto, sem a devida manutenção, a situação do espaço foi ficando cada vez pior, com o acúmulo de lixo e problemas de infraestrutura. Segundo o superintendente de operações e manutenção, João Vianey, o poder público planeja prolongar a vida útil da nova intervenção por meio de uma ação multidisciplinar entre diferentes órgãos governamentais como SEPLAN, SEAGRI E SETTDEC:
“A SEPLAN elaborou o projeto em discussão com as pessoas que estão aqui ocupando as barracas. Nós temos a SEAGRI envolvida com as ações que já estão sendo tomadas dentro do centro de abastecimento, com as experiências que estão acontecendo já da forma de gestão e organização dessa área. A SETTDEC já está fazendo todo o ordenamento dos feirantes que estão nessa região. É um trabalho que foi pensado a várias mãos, é todo o entorno, é toda a melhoria que está prevista para que a gente possa ter uma ação de fato mais duradoura e que atenda toda a comunidade.”
A Cultura e a tradição da Praça do Tropeiro
Inaugurada em 2002, a Praça do Tropeiro é um ponto de desembarque e embarque de passageiros vindos das diversas comunidades rurais de Feira de Santana e seus distritos, além de abrigar barracas de comidas e um comércio variado. O nome do espaço reflete a história de um dos principais tipos de atividades que fizeram parte do nascimento de Feira de Santana, representada nas esculturas do tropeiro e da burra madrinha.
O secretário da cultura, esporte e lazer, Cristiano Lôbo, discorreu a respeito dessa herança cultural, ressaltando a importância de reformar, mas sem perder a tradição:
“As pessoas conhecem pouco do fato dos tropeiros terem uma participação efetiva na nossa cultura, na nossa história. As escolas comentam, os professores falam isso, mas é importante que esse espaço seja remodelado para que todos possam vir aqui e conhecer de perto um pouco mais desse ponto cultural. Temos cuidado também da atenção especial às pessoas que aqui trabalham, que aqui comercializam e que possam continuar nesse espaço, preservando o que será realmente o nosso objetivo.”
A atração principal da praça, entretanto, fica por conta do tradicional samba de roda, que acontece sempre às segundas-feiras, para o qual está prevista a instalação de um palco coberto com estrutura de lona tensionada, oferecendo melhores condições para músicos e frequentadores.
Luizinho dos Oito Baixos, popular sanfoneiro da região, é um participante ativo da vida cultural da praça, apresentando-se nas ocasiões de samba na companhia de outros artistas. Para ele, a expectativa com as reformas anunciadas é a melhor possível:
“Sempre que a gente faz o nosso samba de roda o pessoal reclama, não tem um banheiro, não tem nada. Aqui já virou uma praça turística. O pessoal vem da zona rural, faz suas compras e depois se dirige até o nosso samba e aqui tá precisando disso mesmo.”
Para marcar o início da intervenção, Luizinho dos Oito Baixos e os demais músicos presentes celebraram a importância dos tropeiros para Feira de Santana com uma apresentação de samba.
*Com informações do repórter JP Miranda