Moraes bloqueia contas, cartões e PIX de Marcos do Val, após viagem aos EUA
Medida ocorre um dia após o parlamentar viajar para os Estados Unidos, utilizando um passaporte diplomático
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), determinou nesta sexta-feira (25) o bloqueio de todas as contas bancárias, cartões e chaves PIX do senador Marcos do Val (Podemos-ES), segundo apuração da CNN. A medida ocorre um dia após o parlamentar viajar para os Estados Unidos, utilizando um passaporte diplomático.
A decisão é sigilosa e ainda não foi divulgada oficialmente pela Corte. O bloqueio financeiro atinge todas as movimentações bancárias do senador, inclusive via aplicativos, em meio às investigações que envolvem seu nome.
Em agosto de 2023, a Polícia Federal já havia cumprido mandado de busca em um endereço de Do Val, em Vitória (ES), com ordem para apreensão de seus passaportes, incluindo o diplomático, por determinação do próprio STF. À época, o documento especial não teria sido encontrado.
Agora, Do Val confirma ter deixado o país utilizando o passaporte diplomático. “Meu passaporte diplomático, emitido pelo Ministério das Relações Exteriores, está válido até julho de 2027 e sem restrição. Além disso, meu visto oficial de entrada nos Estados Unidos foi recentemente renovado, com validade até 2035”, disse o senador em nota.
A viagem aos EUA foi revelada pelo site UOL e confirmada pela CNN. A movimentação foi interpretada nos bastidores do Judiciário como uma tentativa de burlar restrições impostas pela Corte.