Frei Marcos Martins detalha primeiras ações à frente do Governo Provincial da Bahia e Sergipe
A nova etapa da Província Capuchinha da Bahia e Sergipe começa com o compromisso renovado de viver o Evangelho com simplicidade, fraternidade e dedicação ao povo de Deus.
Durante o XV Capítulo Provincial Ordinário Eletivo, realizado em Salvador, Frei Marcos Martins de Cerqueira foi eleito o novo ministro provincial da Província Nossa Senhora da Piedade dos Frades Menores Capuchinhos da Bahia e Sergipe. A eleição marca o início de um novo triênio de missão, que une fraternidade, serviço e fé.
Em entrevista à Rede de Rádio Comunicação dos Frades Capuchinhos, Frei Jorge Rocha, superintendente da Fundação Santo Antônio, conversou com o novo ministro provincial logo após a eleição.
“Ser ministro provincial significa estar a serviço. É um ministério fraterno em prol da nossa Província, renovado a cada três anos”, explicou Frei Marcos Martins.
Ele destacou que a nova missão é assumida com humildade e confiança na ação divina.
“Desde já, peço encarecidamente a você que reze por nós, que ore, que nos acompanhe através das suas orações. Sabemos que são cargos eletivos, mas confiamos sempre na ação do Espírito Santo, que nos escolhe, que nos elege apesar das nossas fraquezas e limitações.”
Segundo Frei Marcos, uma das primeiras ações após a eleição será a realização de visitas fraternas às casas da Província.
“O ministro provincial vai se programar para visitar as fraternidades, escutar as demandas pessoais e comunitárias de cada instituição local. Nosso carisma é sempre da menoridade e da fraternidade”, disse.
A Província da Bahia e Sergipe conta atualmente com 16 fraternidades. O novo ministro destacou que, embora mudanças possam ocorrer, o foco será sempre o fortalecimento da vida fraterna.
“O povo sempre pergunta se vai mudar todo mundo. Mas as mudanças só são feitas se forem necessárias. O mais importante é a fraternidade. Como se diz, ‘em time que está ganhando, não se mexe’, mas a gente observa cada necessidade.”
Frei Jorge Rocha reforçou a importância do apoio espiritual da comunidade para o sucesso da nova gestão.
“O sucesso do governo provincial é o sucesso do Evangelho. Conte com as orações dos nossos fiéis da rede de rádio comunicação.”
Frei Marcos agradeceu: “Agradeço a cada irmão e irmã pelas orações durante nosso capítulo. Que o Espírito Santo continue nos auxiliando neste momento tão importante para a vida da nossa fraternidade provincial. Paz e bem!”
*Com informações do Frei Jorge Rocha, superintendente da Fundação Santo Antônio e da Rádio Sociedade News FM
Leia também:
Frades Capuchinhos elegem novo Governo Provincial da Bahia e Sergipe