Política

TRE-BA reverte cassação e mantém mandatos de prefeito e vice de Maragogipe

Decisão foi tomada em sessão virtual na segunda-feira (21) e reverte sentença de primeira instância que havia declarado ambos inelegíveis por oito anos

22/07/2025 12h00
TRE-BA reverte cassação e mantém mandatos de prefeito e vice de Maragogipe
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O Tribunal Regional Eleitoral da Bahia (TRE-BA) decidiu, por unanimidade, anular a cassação dos mandatos do prefeito de Maragogipe, Valnício Armede (PP), e do vice-prefeito, Adhemar Novaes (PP). A decisão foi tomada em sessão virtual encerrada na segunda-feira (21) e reverte sentença de primeira instância que havia declarado ambos inelegíveis por oito anos por suposto abuso de poder político e econômico.

O julgamento foi presidido pelo desembargador Abelardo Paulo da Matta. Relator do recurso, o desembargador Danilo Costa Luiz votou pelo provimento do pedido da defesa, sendo acompanhado pelos demais membros da Corte. O Ministério Público Eleitoral, representado pelo procurador regional Samir Nachef, também emitiu parecer favorável à manutenção dos mandatos.

A decisão reformou sentença do juiz José Ayres de Souza Nascimento Junior, da 118ª Zona Eleitoral (Cachoeira), que em abril havia acolhido uma Ação de Investigação Judicial Eleitoral (AIJE) apontando a contratação de 978 servidores pela prefeitura em 2024, ano eleitoral. Segundo a acusação, o número mais que dobrou o quadro funcional municipal em relação a 2020, passando de 1.419 para 3.056 servidores, o que caracterizaria, segundo a ação, abuso de poder com fins eleitorais.

Durante o julgamento, o relator ressaltou a falta de provas consistentes de que as contratações tiveram caráter eleitoreiro. O desembargador Moacyr Pita Lima também considerou frágeis os elementos apresentados nos autos. Para a Corte, não houve comprovação suficiente de que o aumento do número de servidores tenha influenciado o resultado das eleições.

Prefeito comemorou decisão em passeata 

Após a decisão, o prefeito comemorou com eleitores em passeata pelas ruas de Maragogipe. Em declaração, Valnício Armede celebrou a vitória judicial.

“Saímos agora do plenário aqui do TRE. Fomos absolvidos, sete votos a zero, né? Sete votos a zero. O trabalho na nossa cidade não vai parar. Eu acredito na Justiça, a Justiça foi leal, mostrou que a gente está no caminho certo de transformar a nossa cidade como nós estamos transformando, dando emprego, melhorando a economia do nosso município. E não adianta tentar usar da Justiça para fazer a vingança da população maragojipana, porque dentro de tudo nós acreditamos muito na Justiça e a Justiça fez valer”, afirmou.

O vice-prefeito, Adhemar Novaes, também contestou as acusações. “Aquilo de que nós somos acusados jamais aconteceu. O que aconteceu foi um erro de comparar um exercício de 2024 com um exercício de 2020. Ou seja, parâmetros completamente diferentes. Isso não podia ter sido feito. E isso que eu sempre disse, os desembargadores e o Ministério Público acabaram de confirmar. Nós obtivemos todos os sete votos. Nós obtivemos um parecer favorável do Ministério Público Eleitoral”, disse.

Com a decisão, Valnício e Adhemar seguem à frente da administração municipal e recuperam a elegibilidade.

Comentários

Leia também

Política
Laudo de Bolsonaro aponta câncer de pele; ex-presidente seguirá com acompanhamento médico

Laudo de Bolsonaro aponta câncer de pele; ex-presidente seguirá com acompanhamento médico

Ex-presidente passou a noite no Hospital DF Star com quadro de anemia e alteração na...
Política
Câmara aprova PEC da Blindagem com retorno da votação secreta para processar parlamentares

Câmara aprova PEC da Blindagem com retorno da votação secreta para processar parlamentares

Proposta restringe ações criminais contra deputados e senadores e amplia foro a presidentes...
Política
Jerônimo Rodrigues vê “construção amadurecida” em aproximação com José Ronaldo

Jerônimo Rodrigues vê “construção amadurecida” em aproximação com José Ronaldo

O governador reforçou que o foco é construir parcerias que tragam resultados práticos....