Prefeitura antecipa licitação para compra de sementes de milho e feijão
As sementes serão distribuídas para os pequenos agricultores e têm como objetivo incentivar e fomentar a agricultura familiar
A Prefeitura de Feira de Santana realiza o registro de preços para eventual compra de sementes de feijão e milho. A licitação pública, que será por pregão eletrônico, está marcada para o dia 31 deste mês.
As sementes serão distribuídas para os pequenos agricultores e têm como objetivo incentivar e fomentar a agricultura familiar no município. Pelo menos 14 mil famílias são beneficiadas com sementes e a preparação da terra para o plantio.
O Registro de Preços permite à administração pública catalogar preços de bens e serviços para futuras contratações. É um procedimento auxiliar, não uma modalidade de licitação, que visa otimizar e agilizar o processo de compras públicas.
Em 2024, a Prefeitura de Feira de Santana distribuiu 90 toneladas de sementes, que contemplaram cerca de 15 mil agricultores inscritos em 126 associações, que são encarregadas de fazer a distribuição. As sementes serão adquiridas com recursos próprios.
Vence o certame quem apresentar o menor preço, e as sementes devem ter alta capacidade germinativa, condição que vai possibilitar uma safra que atenda às necessidades dos agricultores, que geralmente vendem parte da produção e consomem a outra.
A antecipação na compra das sementes objetiva estocá-las, em depósitos do município, para distribuí-las assim que caírem as primeiras chuvas para a próxima safra de outono-inverno. Normalmente, o período é iniciado em meados de março.
Informações no Departamento de Gestão de Compras e Contratações, na Avenida Sampaio, 344, Centro, das 8h às 12h e das 13h às 17h. Tel: (75) 3617-0682 / 0646. Edital no site: www.portaldecompraspublicas.com.br.