Professor Josué Mello lança livro “A Vida Merece um Sim” em noite especial de celebração aos 90 anos
Professor Josué presenteou a comunidade feirense com uma obra de 412 páginas que mergulha em temas como fé, espiritualidade, cotidiano e memória.
Em uma noite marcada por emoção e reflexões sobre a vida, o professor Josué Mello lançou nesta sexta-feira (18), em Feira de Santana, sua mais nova obra: A Vida Merece um Sim. O evento aconteceu no auditório da UFRB/INED, no bairro SIM, e reuniu amigos, familiares, admiradores e autoridades locais.
Aos 90 anos recém-completados no último dia 23 de junho, o professor Josué presenteou a comunidade feirense com uma obra de 412 páginas que mergulha em temas como fé, espiritualidade, cotidiano e memória.
“É um livro em que eu falo sobre Deus como o grande ‘sim’ da humanidade. Um Deus que nos antecede com o sim, que nos chama a fazer parte dessa corrente de positividade e compromisso com o próximo”, explicou. “Cada um de nós tem uma missão: ser um sim para Deus e para os outros. A partir disso, eu escrevi crônicas do dia a dia, resgatei memórias de figuras importantes da minha vida e incluí até poesias de amor”, completou.
Além dos textos reflexivos e religiosos, a obra traz discursos e registros de sua trajetória como educador, pensador e participante ativo da vida cultural e acadêmica da cidade. O livro conta ainda com prefácio assinado pelo intelectual sergipano Claudefranklin Monteiro, que também atuou como editor e revisor da publicação.
A professora Tecla Mello, esposa do professor Josué, emocionou-se ao falar sobre o momento vivido.
“Josué sempre foi um sonhador e mais que isso: é alguém que realiza os próprios sonhos. Agora, aposentado e com mais tempo em casa, ele se dedica ao que ama: os livros, a escrita, a memória. É bonito vê-lo com vitalidade, resgatando com alegria os caminhos que percorreu”, disse.
Presente no evento, o jornalista Jorge Biancchi também prestou sua homenagem ao professor, relembrando momentos marcantes da convivência entre os dois e destacando a importância de Josué na história e no futuro da cidade.
“É uma grande inspiração. Lembro que o entrevistei após a eleição municipal de 1996, e mesmo sem ter alcançado a vitória nas urnas, ele falava com entusiasmo, com alegria. De lá para cá, cada nova entrevista foi uma aula”, afirmou Biancchi.
Ele ainda destacou a atuação do professor Josué como educador e sua presença marcante nas salas de aula.
“Tive o prazer de vê-lo como reitor. A cada início de semestre, ele ia de sala em sala levar sua mensagem, sempre com aquele entusiasmo que o caracteriza e agora acompanho de perto sua caminhada diária de mãos dadas com dona Tecla, um exemplo também na vida familiar.”
Biancchi ressaltou o legado do professor e sua visão de futuro: “Estamos construindo juntos uma proposta de cidade que pensa os próximos 50 anos, que sonha com uma universidade federal em Feira de Santana, com um teatro a céu aberto, com grandes festas culturais. O professor Josué Mello é peça-chave nesse pensamento de longo prazo. Que venham mais anos com saúde, sabedoria e inspiração.”
O secretário de Cultura de Feira de Santana, Cristiano Lôbo, destacou a importância do professor Josué Mello para a educação e a cultura local.
“Ele é uma fonte de inspiração. Um educador incansável, uma figura que marcou gerações. Quando ele escreve, ele compartilha uma experiência de vida que é rica, humana, profundamente generosa. A Vida Merece um Sim é mais uma obra que nos faz refletir e aprender”.
O livro não será comercializado em livrarias. Em gesto de generosidade, professor Josué decidiu que a obra será distribuída gratuitamente a amigos e interessados, podendo ser retirada diretamente em sua residência ou na clínica da filha, Dra. Susana Mello.
Professor Josué agradeceu à presença de todos e ao apoio recebido. “Essa obra é um presente que entrego à cidade que me acolheu, como um gesto de gratidão e partilha. Que ela possa tocar os corações assim como tocou o meu durante sua escrita”, declarou.
*Com informações do repórter Rafael Marques