Santa Casa é credenciada ao programa Agora Tem Especialistas e amplia acesso a médicos e exames
A iniciativa visa ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS).
A Santa Casa de Misericórdia de Feira de Santana, mantenedora do Hospital Dom Pedro de Alcântara, recebeu nesta sexta-feira (18) a visita da diretora Aline de Oliveira Costa, da Secretaria de Atenção Especializada à Saúde (SAES) do Ministério da Saúde, durante o evento de credenciamento da instituição ao programa federal Agora Tem Especialistas. A iniciativa visa ampliar a oferta de consultas, exames e cirurgias eletivas no Sistema Único de Saúde (SUS).
A cerimônia contou com a presença de autoridades locais e estaduais, entre elas o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o secretário municipal de Saúde, Rodrigo Matos, a presidente do COSEMS, Stela Souza, e a médica Fernanda Reis, provedora da Santa Casa.
Durante o evento, o prefeito José Ronaldo destacou a importância da Santa Casa para Feira e toda a região, reforçando a capacidade da instituição em atender uma ampla demanda na área de saúde.
“A Santa Casa sempre foi um termômetro da saúde em Feira. Quando fui provedor, não existia Hospital Regional, UPA, policlínica. Tudo passava pelo Dom Pedro. Hoje, essa instituição atende cerca de 100 municípios nas áreas de oncologia, cardiologia, tomografia e muitos outros serviços essenciais. A visita da senhora Aline representa o reconhecimento a esse trabalho”, afirmou o prefeito.
Para José Ronaldo, o lançamento do programa marca um avanço significativo na assistência especializada.
“Esse programa é muito importante para Feira e para o Brasil porque traz médicos especialistas em maior quantidade para o SUS. A população sofre principalmente com a falta desses profissionais, e esse programa chega para mudar essa realidade”, completou.
A representante do Ministério da Saúde, Aline de Oliveira Costa, explicou o funcionamento da nova política pública.
“O programa permite que os hospitais filantrópicos possam trocar dívidas ativas por serviços, ou ainda, se não houver dívida, ofertar os atendimentos e gerar crédito fiscal. Isso amplia o acesso à saúde, reduz o tempo de espera e fortalece as ações da Santa Casa em toda a região de saúde de Feira de Santana”, explicou.
Aline também detalhou o sistema de avaliação do programa. “Ele será monitorado pelas secretarias municipais e estaduais de saúde, pelo Ministério da Saúde e, principalmente, pelos próprios usuários. Através do aplicativo Meu SUS Digital, a população confirmará a realização e qualidade dos serviços, além do controle financeiro e administrativo ser feito com prestação de contas mensal aos três entes federativos”, afirmou.
Já o secretário de Saúde de Feira de Santana, Rodrigo Matos, comemorou a adesão da Santa Casa ao programa e destacou a articulação institucional.
“Esse programa permite ampliar o número de especialistas tanto para consultas quanto para procedimentos. Feira está unida com o Estado e o Governo Federal nesse esforço. O Dom Pedro foi o hospital escolhido para esse momento, e isso é motivo de muita alegria”, declarou.
*Com informações do repórter Rafael Marques