Cinemas no Brasil têm melhor semestre desde 2019 e Feira de Santana acompanha crescimento
Ações promocionais, eventos temáticos e parcerias com escolas e influenciadores locais contribuíram para atrair mais público às salas.
Os cinemas brasileiros registraram um desempenho histórico no primeiro semestre de 2025, alcançando a melhor marca desde 2019. Segundo dados do site especializado Filme B, entre 1º de janeiro e 30 de junho deste ano, o circuito exibidor nacional arrecadou mais de R$ 1,2 bilhão com a venda de 61,2 milhões de ingressos. Isso representa um crescimento de 12% na renda e 8% no público em relação ao mesmo período de 2024.
Feira de Santana, segundo Jaqueline Leão, programadora e gerente de marketing da Orient Cinemas, tem acompanhado de perto esse movimento de alta.
“Em 2025, o público nos cinemas cresceu de forma consciente em todo o Brasil, e Feira de Santana tem acompanhado esse movimento”, afirma Jaqueline. “Esse aumento se deve a vários fatores, como o calendário de estreias de peso, com filmes como lilo e stitch, Minecraft e Como Treinar o Seu Dragão, que movimentaram famílias inteiras. Além disso, há uma valorização da experiência completa do cinema.”
A gerente destaca que ações promocionais, eventos temáticos e parcerias com escolas e influenciadores locais contribuíram para atrair mais público às salas.
“Outro ponto superimportante é o hábito de frequentar o cinema, que voltou com força. As pessoas estão buscando lazer fora de casa, e o cinema oferece segurança e conteúdo para todos os perfis”, acrescenta. “Em Feira de Santana temos sentido esse reflexo nas salas: concessões lotadas, público participativo e um interesse cada vez maior por eventos especiais. A cidade está respondendo muito bem ao crescimento do setor e isso nos motiva bastante a seguir inovando na programação e na forma de nos conectar com o público.”
Jaqueline também celebra o bom momento vivido pelo cinema nacional, tanto em prestígio quanto em bilheteria. Ela cita o sucesso de Ainda Estou Aqui, de Walter Sales, que ultrapassou cinco milhões de espectadores e já figura entre as maiores bilheteiras brasileiras da década. Outro destaque é Vitória, protagonizado por Fernanda Montenegro, que estreou superando produções da Marvel, além de O Auto da Compadecida 2, que foi um sucesso absoluto no início do ano.
“Em Feira de Santana temos percebido uma resposta muito positiva do público”, conta Jaqueline. “O envolvimento com histórias brasileiras que falam da nossa cultura, identidade e emoção tem gerado salas cheias e debates intensos. O cinema nacional não apenas tem espaço, ele é essencial na nossa programação.
Para o segundo semestre, a expectativa é de mais movimento com dois lançamentos aguardados: O Agente Secreto, estrelado por Wagner Moura e dirigido por Kleber Mendonça Filho, premiado em Cannes, e O Último Azul, protagonizado por Rodrigo Santoro, vencedor do Festival de Berlim.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim