Banco de Leite do Hospital da Mulher procura por doadoras e prepara ações para o Agosto Dourado
Iniciativa busca educar sobre o tema e aumentar os estoques de leite do hospital
O Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, mais conhecido como Hospital da Mulher de Feira de Santana, já está aquecendo seus preparativos para o Agosto Dourado, mês do aleitamento materno, dando continuidade a uma série de ações que visam educar sobre o tema e aumentar seus estoques.
Em um esforço para garantir o abastecimento para recém-nascidos prematuros e com baixo peso internados na UTI neonatal do hospital, o BLH vem conduzindo campanhas para incentivar a doação de leite materno, que pode ser realizada ligando para o número 3602-7156, por mulheres saudáveis que estejam amamentando e tenham produção excedente de leite.
Nadja Vieira, enfermeira e coordenadora do BLH do Hospital da Mulher, explicou sobre a importância desse gesto para os bebês necessitados e o processo de doação.
“Muitos bebês prematuros nascem no hospital e precisam desse leite para sobreviver, pois ainda não tem o trato digestivo formado. A bombeira vai na residência, faz o cadastro, entrega o kit e uma vez na semana a gente passa para recolher esse leite”, conta.
Com a proximidade do Agosto Dourado, o BLH já está com ações programadas para a Semana Mundial de Aleitamento Materno, que tem como tema “priorize a amamentação, crie sistemas de apoio sustentável”, assim como outras atividades para o restante do mês. Confira abaixo:
- 01/08: Premiação do primeiro bebê (enxoval) e segundo bebê (kit higiênico) nascidos no mês de agosto
- Roleta da Amamentação: Jogo de perguntas e respostas sobre mitos e verdades do aleitamento (com prêmios para as mães)
- 07/08: Palestra sobre colostroterapia
- 14/08 e 15/08: Curso de Manejo da Lactação (para funcionários)
- 25/08 e 26/08: Curso de Manejo da Lactação (para funcionários)
A Semana Mundial do Aleitamento Materno ocorre entre os dias 1 e 7 de agosto. Além da coleta, o BLH também oferece orientação e apoio à amamentação para as mães no Hospital da Mulher, localizado na rua da Barra, nº 705, no bairro Jardim Cruzeiro.
De Olho na Cidade/ JP Miranda