Tarifaço de Trump pode gerar prejuízo significativo para a Bahia, alerta deputado Rosemberg Pinto
O parlamentar destacou que a medida atinge em cheio setores estratégicos do estado, como o agronegócio e a fruticultura.
O líder do governo na Assembleia Legislativa da Bahia, deputado estadual Rosemberg Pinto (PT), alertou nesta quinta-feira (17) para os impactos negativos que o novo tarifaço do presidente norte-americano Donald Trump poderá trazer à economia baiana. Em meio às discussões sobre a política tarifária imposta aos produtos brasileiros, o parlamentar destacou que a medida atinge em cheio setores estratégicos do estado, como o agronegócio e a fruticultura.
“Para a Bahia, traz um prejuízo significativo. No Brasil como um todo, já é grave, mas para a Bahia, que é um grande exportador de grãos, proteína e frutas, principalmente nessa região entre Juazeiro, isso é extremamente impactante”, afirmou Rosemberg.
Segundo ele, além do prejuízo econômico direto, o aumento das tarifas representa também uma ameaça à autonomia do Brasil nas relações internacionais.
“Não é só o prejuízo econômico. É também uma tentativa de emparedar a soberania nacional”, destacou.
Rosemberg Pinto ainda defendeu a postura do presidente Luiz Inácio Lula da Silva diante do cenário internacional, ressaltando a importância do posicionamento firme frente às ameaças comerciais.
“Com isso, a posição do presidente Lula de fazer esse enfrentamento é fundamental na defesa do Brasil e dos brasileiros.”
*Com informações do repórter André Silva