Edu agora tem turma: concurso revela mascote e estimula criatividade dos estudantes
Entre mais de 1.700 desenhos, dez chegaram à final e darão vida à Turma do Edu
Feira de Santana conheceu nesta quarta-feira (16) o mais novo mascote da Educação Municipal: o Edu, criado pela estudante Maria Cecília, da Escola Municipal Eduardo Fróes da Mota. O personagem, eleito por um júri técnico após uma disputa acirrada, foi o grande vencedor do concurso cultural Criando o Futuro, que envolveu mais de 1.700 alunos de 41 escolas públicas, incluindo seis unidades localizadas nos distritos da cidade.
Mas a boa notícia não para por aí. O Edu não estará sozinho nas suas aventuras: os dez desenhos finalistas do concurso serão adaptados e vão compor a Turma do Edu, um grupo de personagens que prometem representar a diversidade, criatividade e protagonismo dos estudantes da rede pública feirense.
A competição teve como protagonistas estudantes de 12 a 15 anos, do 6º ao 9º ano, e movimentou as escolas com muito entusiasmo. Os colegas de sala dos finalistas foram convidados a torcer e celebrar esse momento artístico e educativo, transformando o evento em uma grande festa da educação.
Além do reconhecimento, os finalistas levaram para casa medalhas e participarão de uma oficina exclusiva com o artista visual Muricy, que também integrou o júri do concurso. Já os três primeiros colocados foram premiados com equipamentos que vão turbinar ainda mais a veia criativa: um notebook e uma mesa digitalizadora para o 1º lugar, um notebook para o 2º e um tablet para o 3º.
O secretário de Educação e vice-prefeito Pablo Roberto destacou a dificuldade dos jurados para escolher os vencedores, dado o alto nível dos trabalhos. “Todos os desenhos apresentaram muita originalidade. Foi uma decisão difícil, mas conseguimos premiar os três primeiros e garantir que todos os finalistas continuem fazendo parte do projeto. O Edu agora tem sua turma”, celebrou.
O prefeito José Ronaldo não facilitou: deu nota máxima para todos os participantes, considerando todos como vencedores.
Os artistas mirins
A vencedora Maria Cecília, de 13 anos, emocionou o público ao explicar a inspiração por trás do Edu. Mineira de Três Marias e moradora de Feira há dois anos, ela contou que o personagem nasceu de um desejo de representatividade. “Me inspirei em mim mesma, mas fiz ele pardo, com cabelo cacheado, como a maioria dos baianos. Quis mostrar isso no desenho”, explicou.
O segundo lugar ficou com Juan Gustavo, 14 anos, do 9º ano da Escola Municipal Dr. Clóvis Ramos Lima. Para ele, o concurso foi uma oportunidade de superação e crescimento. “Foi algo incrível, desafiador. A gente aprende competindo. Eu imaginei o Edu como um menino criativo, esperto e cheio de energia”, revelou.
Na terceira colocação, o estudante João Lucas Brito, 13 anos, da mesma escola de Maria Cecília, também emocionou ao falar da conquista. “Foi gratificante representar minha escola e os alunos da rede. Eu desenho há uns quatro anos, mas estudei bastante para chegar até aqui. Fiquei nervoso, mas no fim só senti alegria”, contou.
Talento reconhecido
O artista e jurado Muricy elogiou o nível técnico e criativo dos participantes e destacou os critérios de escolha. “Analisamos identidade visual, originalidade e potencial de adaptação do personagem para animação ou ilustração. O trabalho da Maria Cecília se destacou pela representação e força criativa”, explicou.
Empolgado com o talento que viu, ele decidiu presentear os finalistas com um workshop especial. “Quero deixá-los prontos para voos ainda mais altos”.
O designer Lupino, responsável por adaptar os personagens para o universo gráfico da Turma do Edu, prometeu respeitar a essência das criações dos estudantes. “Vou manter o espírito estudantil e a criatividade deles. Gosto de um estilo mais nostálgico e familiar, então quero que a turminha conecte todo mundo de Feira”.