Bahia sedia Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem
Competição ocorre nas águas do Rio Paraguaçu, no município de Santo Estêvão, e segue até domingo (28).
Começa nesta quinta-feira (25), as provas do Campeonato Brasileiro de Canoagem e Paracanoagem. A competição seguirá até domingo (28), nas águas do Rio Paraguaçu, no município de Santo Estêvão. O evento conta com a presença do atleta Isaquías Queiroz, medalhista de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio-2020.
Em entrevista para o De Olho na Cidade, o medalhista pan-americano em canoagem, Wagner Moura, revelou seu otimismo em relação a visibilidade do esporte de canoagem em Santo Estevão: “É sempre bom as cidades ajudarem o esporte. Acho que aqui é um bom lugar, tem um forte para a Canoa. Aqui também tem vários núcleos, quase todo mês acontece alguma competição na Bahia”, pontua, também destacando o apoio como fundamental para atletas iniciantes.
A vice-presidenta da Confederação Brasileira de Canonagem, Luciana Costa, apontou que a competição é importante para promover visibilidade ao segmento esportivo e valorização dos atletas: “Nossos projetos e sonhos que temos, hoje são realidade, isso é um sonho sendo concretizado. As modalidades realizadas aqui são da ‘Canoagem de Velocidade’ e a ‘Paracanoagem’”.
A modalidade de Canoagem e Velocidade tem categorias infantil, menor, cadete, júnior, sênior e master, para todos os gêneros. A para-canoagem abrange pessoas com deficiência física, e terá participação do campeão olímpico, Fernando Rufino.
Apesar do clima nublado e riscos de chuvas, a presidente da Confederação Baiana de Canoagem, Camila Lima, demonstra otimismo para continuidade da competição.
“Estamos satisfeitos, é um sonho que está sendo realizado. Faz mais de 30 anos que a Bahia não sediava um evento como esse que está sendo sediado agora. É triste o clima, mas realizaremos o evento da melhor forma possível para não prejudicar ninguém”.
Havia sido planejado um circuito de provas eliminatórias de 100 metros, que seria encerrado na sexta-feira (25). Para sábado e domingo, haverá, respectivamente, uma prova de 500 metros e uma de 200.