Evento gratuito em Feira de Santana fortalece o Terceiro Setor e destaca importância do voluntariado
O encontro reuniu especialistas, gestores e representantes de organizações sociais com o objetivo de fortalecer o Terceiro Setor, promover capacitação e estimular a troca de experiências entre os participantes.
Feira de Santana recebeu nesta quarta-feira (16), mais uma edição do Giro Filantropia, evento itinerante e gratuito promovido pela Rede Filantropia. Realizado na unidade do SESC, o encontro reuniu especialistas, gestores e representantes de organizações sociais com o objetivo de fortalecer o Terceiro Setor, promover capacitação e estimular a troca de experiências entre os participantes.
O destaque do evento foi a palestra de Roberto Ravagnani, jornalista e coordenador da rede de eventos da Rede Filantropia, que abordou temas como gestão de voluntários e comunicação nas organizações sociais.
“Esse evento já rodou todo o país e América Latina. São mais de cem edições levando um dia de informação e conhecimento para gestores do terceiro setor. É uma oportunidade para quem quer aprender sobre voluntariado, contabilidade e administração de ONGs”, explicou.
O palestrante destacou ainda que o Giro Filantropia já impactou mais de 100 mil pessoas e faz parte de um conjunto de ações da Rede Filantropia, que inclui ainda o maior evento de filantropia estratégica da América Latina.
“O Terceiro Setor é responsável por milhares de empregos no país e altos índices de investimento. Nosso papel é capacitar quem faz parte dele e falar sobre projetos sociais não precisa ser algo sisudo. Pelo contrário, deve ser motivo de alegria”, completou.
A realização do evento em Feira de Santana só foi possível graças à parceria com o SESC, que cedeu o espaço do teatro para o encontro.
“Sempre buscamos parceiros locais que abram suas portas para nossos eventos. Em Feira, o SESC foi essencial”, disse Márcio Zppelini, um dos fundadores da Rede Filantropia.
Márcio também relembrou o início da iniciativa:
“Tudo começou no início dos anos 2000, quando percebemos a falta de informação sobre gestão do Terceiro Setor. Criamos a Revista Filantropia em 2002, e a partir daí vieram os cursos, eventos e capacitações.”
Segundo ele, Feira de Santana foi escolhida pela sua relevância regional e número expressivo de organizações sociais. O evento contou com mais de 200 inscritos.
Entre as participantes, estava Júlia Vitória Leal, presidente da ONG FSA Invisível, que atua no apoio a pessoas em situação de rua.
“Esse evento é essencial. Muitas ONGs não sabem como lidar com a legislação ou captar recursos. Aqui aprendemos a fazer uma contabilidade transparente, a mostrar como administramos os recursos que vêm da sociedade civil”, afirmou.
O grupo liderado por Júlia atende entre 100 e 120 pessoas semanalmente, oferecendo alimentos, kits de higiene, escuta e encaminhamentos a serviços públicos.
“Nosso trabalho vai além do domingo. Durante a semana, acompanhamos essas pessoas e as inserimos na rede de saúde da cidade”, explicou.
Interessados em colaborar com o trabalho do FSA Invisível podem seguir o grupo no Instagram @fsa.invisivel ou realizar doações via PIX para feiradesantanainvisivel@gmail.com.
O evento também contou com o apoio do programa Mesa Brasil SESC, que arrecadou alimentos para serem distribuídos entre instituições sociais parceiras.
“Nossa atuação vai além do combate à fome. Promovemos ações educativas para fortalecer as organizações sociais, melhorar a gestão, ampliar a captação de recursos e elaboração de projetos”, destacou Claudine Leal, assistente social do programa.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim