Ferrovia Salvador-Feira de Santana avança e entra em fase final de estudos de viabilidade
O Ministério dos Transportes informou que, após o encerramento da fase de estudos, os documentos técnicos serão enviados para análise da ANTT
O projeto de implantação da ferrovia que vai ligar Salvador a Feira de Santana registra avanços significativos. De acordo com nota enviada pelo Ministério dos Transportes nesta segunda-feira (14), os estudos de viabilidade do novo modal estão na etapa final de ajustes e devem ser concluídos em breve.
A iniciativa, que promete transformar a mobilidade entre as duas maiores cidades da Bahia, já conta com movimentações importantes. No fim de maio, a empresa TIC Bahia Ltda. solicitou à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) uma outorga de autorização ferroviária para viabilizar o empreendimento. Em junho, o projeto foi apresentado ao ministro dos Transportes, Renan Filho, pelo deputado federal Zé Neto (PT-BA) e representantes da TIC Bahia. Pouco depois, também foi detalhado a membros do governo estadual durante uma reunião do Grupo de Trabalho Intersetorial.
O Ministério dos Transportes informou que, após o encerramento da fase de estudos, os documentos técnicos serão enviados para análise da ANTT e, posteriormente, submetidos a audiência pública. Nesta etapa, a população poderá participar com sugestões e contribuições.
Com investimento estimado em R$ 6,8 bilhões, a ferrovia terá aproximadamente 98 quilômetros de extensão e deve reduzir o tempo de viagem entre Salvador e Feira de Santana de 1h11 para apenas 35 minutos. A estimativa é atender até 85 mil passageiros por dia, com trens de passageiros alcançando velocidade de até 160 km/h e vagões de carga operando a até 120 km/h.
*Com informações A Tarde