Política

Aprovação de Lula sobe após tarifaço de Trump e atinge maior nível de 2025, diz AtlasIntel

Segundo o levantamento, a aprovação de Lula subiu de 47,3% em junho para 49,7% em julho

15/07/2025 12h11
Aprovação de Lula sobe após tarifaço de Trump e atinge maior nível de 2025, diz AtlasIntel
Foto: Presidência da República

A aprovação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) registrou crescimento após o anúncio do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de taxar em 50% os produtos brasileiros. É o que mostra a nova pesquisa AtlasIntel/Bloomberg divulgada nesta terça-feira (15).

Segundo o levantamento, a aprovação de Lula subiu de 47,3% em junho para 49,7% em julho, o maior patamar registrado em 2025. A desaprovação ao presidente recuou de 51,8% para 50,3% no mesmo período.

A avaliação positiva do governo também oscilou para cima. Em junho, 41,6% dos entrevistados consideravam a gestão como “ótima” ou “boa”. Em julho, o número subiu para 43,4%.

A pesquisa foi realizada entre os dias 11 e 13 de julho, com 2.841 entrevistas e margem de erro de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Tarifaço

O levantamento foi conduzido poucos dias após Trump anunciar, em 9 de julho, a aplicação da sobretaxa de 50% sobre os produtos brasileiros. O republicano justificou a medida afirmando que o Brasil persegue politicamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que é aliado de Trump.

Segundo o levantamento, 62,2% dos brasileiros consideram injustificada a decisão do presidente norte-americano. Outros 36,8% dizem que a medida é justificada.

Diante do possível aumento tarifário, Lula afirmou que o Brasil deve reagir com base na Lei da Reciprocidade Econômica. A norma permite a adoção de medidas como impostos adicionais sobre produtos norte-americanos, suspensão de contratos e obrigações relativas à propriedade intelectual.

Imagem internacional

O AtlasIntel também questionou os entrevistados sobre a imagem internacional dos presidentes Lula e Bolsonaro. Para 61,1%, o atual presidente representa melhor o Brasil no cenário global. Apenas 31,9% consideram que o ex-presidente tinha imagem mais favorável.

Sobre Trump, 63,2% dos entrevistados o enxergam de forma negativa. Para 31,9%, a avaliação é positiva.

*Com informações Bahia.ba

Comentários

Leia também

Política
IOF: Audiência termina sem acordo entre governo e Congresso; STF vai decidir

IOF: Audiência termina sem acordo entre governo e Congresso; STF vai decidir

Audiência de conciliação terminou sem consenso, e ministro do Supremo prepara decisão...
Política
PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

PGR pede condenação de Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado

Alegações finais do Ministério Público Federal também pedem condenação de ex-ministros...
Política
Lula assina decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade

Lula assina decreto que regulamenta a Lei da Reciprocidade

O decreto será publicado na edição de terça-feira (15) do Diário Oficial da União...