Política

Exame/Ideia: Lula lidera com 44%, mas diferença cai para oito pontos percentuais

Atual presidente, Jair Bolsonaro tem 36% das intenções de voto, três pontos a mais do que na rodada anterior desta pesquisa

25/08/2022 09h15
Exame/Ideia: Lula lidera com 44%, mas diferença cai para oito pontos percentuais
Fotos: Ricardo Stuckert | Ascom/PR

Pesquisa do instituto Ideia divulgada nesta quinta-feira (25) aponta o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) liderando a corrida pelo Palácio do Planalto, com 44% das intenções de votos. O atual presidente e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL), aparece com a preferência de 36% dos entrevistados. Em comparação com a rodada anterior, anunciada em 21 de julho, a diferença entre os dois líderes caiu de 11 para oito pontos, resultado do avanço de 3 pontos percentuais na intenção de votos de Bolsonaro.

Registrada no TSE sob o número BR-02405/2022, a sondagem foi encomendada pela revista Exame. Foram ouvidas 1,5 mil pessoas, entre os dis 19 e 24 deste mês, em contato para telefone residencial fixo e celulares. A margem de erro é de 3% para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.

Ainda na pesquisa estimulada – em que é apresentada uma lista dos candidatos -, Ciro Gomes (PDT) segue em terceiro, com 9%, e Simone Tebet (MDB) permanece em quarto, com 4%. Os demais candidatos não pontuaram. Brancos e nulos somaram 2% dos entrevistados, enquanto não sabem corresponderam a 3% dos entrevistados.

Espontânea

Na pesquisa espontânea, Lula tem 33% das intenções de voto, contra 30% de Bolsonaro. Ciro Gomes e Simone Tebet ficaram com 3% e 2%, respectivamente. Para Maurício Moura, fundador do Ideia, embora abaixo de 10%, as citações a Ciro e Tebet nas pesquisas espontâneas e estimuladas já realizadas apontam para a realização de um segundo turno.

Na espontânea, também foram citados Pablo Marçal (Pros), com 0,4% dos consultados, e Vera Lúcia (PSTU), Sofia Manzano (PCB), Felipe D’Ávila (Novo) e Soraya Trhonicke (União Brasil), os quatro com 0,1% das intenções. Um grupo de respostas foi reunido em outros (0,2%). Ninguém, branco e nulo abrangeram 7% das respostas, enquanto 24% dos entrevistados não souberam responder.

Segundo turno

A nova rodada da Exame/Ideia também fez uma simulação para o segundo turno. Neste caso, Lula conta com 49%, ante 47% na pesquisa de julho. Já Bolsonaro também cresceu, de 37% para 40%. Ninguém, branco e nulo contaram com 7% das respostas e não sabem foi a opção de 4% dos consultados.

A sondagem testou mais quatro cenários. Se essa votação fosse hoje Lula venceria Tebet (46% X 26%), e Ciro Gomes (43% X 31%). Bolsonaro tem desempenho parecido,  superando o pedetista por 38% X 34% e a candidata da terceira via por 40% X 25%.

Comentários

Leia também

Política
Jerônimo sanciona lei que autoriza empréstimo bilionário ao governo

Jerônimo sanciona lei que autoriza empréstimo bilionário ao governo

Medida foi publicada na edição do Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (20) ...
Política
TSE decide e Sheila Lemos (União Brasil) poderá tomar posse em janeiro

TSE decide e Sheila Lemos (União Brasil) poderá tomar posse em janeiro

A decisão foi divulgada na noite de terça-feira (19)
Política
Operação Contragolpe: plano de assassinato foi impresso no Palácio do Planalto, diz PF

Operação Contragolpe: plano de assassinato foi impresso no Palácio do Planalto, diz PF

O documento foi elaborado pelo general da reserva Mário Fernandes