Educação

MEC publica portaria de regulamentação para cursos de graduação a distância

Portaria estabelece requisitos para a formação acadêmica e as atribuições dos profissionais em cursos EaD

14/07/2025 14h33
MEC publica portaria de regulamentação para cursos de graduação a distância
Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

O Ministério da Educação (MEC) estabeleceu novas regras para a oferta de EaD (educação à distância) em cursos de graduação no Brasil. A portaria, publicada no Diário Oficial da União nesta segunda-feira (14), especifica que o corpo docente das instituições de educação superior que atua em cursos semipresenciais e a distância deve ter formação em pós-graduação, preferencialmente com mestrado ou doutorado. As faculdades terão prazo de 2 anos, a partir da publicação para se adequarem às novas regras. 

Entre as regras, está a exigência de que a composição do corpo docente e dos mediadores pedagógicos deve ser compatível com o número de estudantes matriculados vinculados ao polo do EaD. Além disso, as atividades síncronas mediadas precisam ser realizadas com grupos de, no máximo, 70 estudantes por docente ou mediador, com controle de frequência.

As avaliações de aprendizagem presenciais não contam na carga horária presencial dos cursos. As unidades curriculares oferecidas parcial ou integralmente a distância devem ter duração mínima de dez semanas e incluir, pelo menos, uma avaliação presencial obrigatória.

Comentários

Leia também

Educação
Prefeitura realiza enquadramento de 150 professores e anuncia mais etapas até novembro

Prefeitura realiza enquadramento de 150 professores e anuncia mais etapas até novembro

Com o enquadramento, passam a ter reconhecida formalmente a carga horária integral, garantindo...
Educação
CNU dos Professores: inscrições começam nesta segunda-feira

CNU dos Professores: inscrições começam nesta segunda-feira

Valor da taxa de inscrição da Prova Nacional Docente é de R$ 85
Educação
Fies 2025: inscrições começam nesta segunda-feira

Fies 2025: inscrições começam nesta segunda-feira

Prazo termina dia 18; seleção considera nota do Enem