Lula cria comitê para avaliar possíveis impactos do tarifaço de Trump
O presidente também se reunirá com empresários para definir uma estratégia conjunta de negociação com os EUA
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) determinou no domingo (13) a criação de um comitê interministerial que avaliará os impactos da tarifa imposta pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de 50% sobre produtos brasileiros. A sobretaxa entra em vigor a partir de 1º de agosto. As informações são do jornal Folha de São Paulo.
Segundo matéria do InfoMoney, Lula se reunirá pessoalmente com empresários dos setores mais afetados pela taxação para definir uma estratégia conjunta de negociação com os EUA. A decisão de criar o comitê surgiu após uma reunião no Palácio da Alvorada entre o presidente e os ministros da Fazenda, Relações Exteriores e Indústria, Comércio e Serviços, além de representantes da Casa Civil, Agricultura, Secom e Relações Institucionais.
O comitê atuará, principalmente, no levantamento de dados sobre os prejuízos à economia brasileira e os possíveis impactos que a medida de Trump pode ter também sobre o próprio Estados Unidos. A intenção é usar esse diagnóstico como base para uma eventual negociação com o governo americano, caso haja abertura para diálogo.
Entre os produtos mais afetados pela tarifa estão café, carne bovina, suco de laranja, etanol e celulose. No caso do etanol, por exemplo, a alíquota total passará de 12,5% para 52,5% em agosto.
De acordo com informações da Folha, Lula orientou ainda aos ministros que mantenham “firmeza e sobriedade” nas tratativas e destacou que a defesa das instituições brasileiras e da soberania nacional não será objeto de negociação com os EUA.
*Com informações Bahia.ba