Saúde

Fisioterapeuta explica especialidades e avanços da profissão

Segundo o profissional, a fisioterapia é uma área que evoluiu muito e que hoje possui 17 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia.

14/07/2025 11h59

O fisioterapeuta Vinícius Oliveira, especialista em fisioterapia neurofuncional da clínica Reabserv, participou do quadro Neuroreabilitação em Pauta, dentro do programa Cidade em Pauta, na rádio Nordeste FM. Vinícius falou sobre o tema “Especialidades da Fisioterapia”, trazendo esclarecimentos importantes para a população.

Segundo o profissional, a fisioterapia é uma área que evoluiu muito e que hoje possui 17 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Fisioterapia.

“A fisioterapia hoje se distribui em várias áreas de atuação, como a cardiovascular, respiratória, dermatofuncional, geriátrica, neurofuncional, entre outras. Cada uma exige uma formação específica e um processo rigoroso de certificação. Não basta só estudar, é preciso passar por prova objetiva, redação, análise de caso clínico, apresentação de artigo e comprovação de tempo de trabalho”, explicou.

Vinícius destacou que o processo para receber o título de especialista é semelhante a um vestibular nacional e serve para garantir à sociedade que aquele profissional passou por um crivo técnico e está apto a oferecer um serviço de excelência.

“O objetivo do Conselho é proteger a população. Não que o fisioterapeuta generalista não possa atender, mas o especialista passou por uma formação mais aprofundada e pode atuar com mais precisão em determinadas demandas clínicas”, afirmou.

Vinícius também explicou as especificidades da fisioterapia neurológica, sua área de atuação.

“Essa especialidade cuida de disfunções causadas por lesões no sistema nervoso central ou periférico. Pode ser após um acidente de trânsito, um AVC, doenças degenerativas como Parkinson ou Alzheimer, entre outras. Nosso trabalho é avaliar, diagnosticar e tratar essas alterações que impactam diretamente na autonomia do paciente para atividades básicas do dia a dia”, ressaltou.

Ele contou ainda sobre os avanços recentes na área, como a estimulação magnética transcraniana e o uso de corrente elétrica diretamente em regiões do cérebro para reativar neurônios afetados.

“Recentemente tivemos um caso de uma paciente com tônus muscular muito rígido. Aplicamos um protocolo com estimulação elétrica no cerebelo e ela apresentou melhora significativa nos movimentos”, destacou.

Sobre os sinais de alerta para procurar um fisioterapeuta especializado, Vinícius destacou sintomas como formigamentos, perda de força, quedas recorrentes em idosos, desequilíbrios, dificuldades respiratórias ou cansaço excessivo com pequenos esforços.

“Às vezes, a pessoa tenta resolver sozinha, com automedicação ou dicas caseiras, mas o ideal é buscar um profissional habilitado. O fisioterapeuta é capaz de montar um plano de tratamento completo e encaminhar o paciente, se necessário, para outros especialistas como nutricionistas, fonoaudiólogos e psicólogos”, explicou.

O fisioterapeuta também explicou como atua de forma integrada com outros profissionais da saúde.

“Um paciente que ficou internado por muito tempo pode apresentar fraqueza muscular, dificuldade para engolir, questões psicológicas ou necessidades nutricionais. Nosso papel é fazer a triagem e articular esse cuidado com outros profissionais para garantir a recuperação plena”, afirmou.

Questionado sobre o conhecimento da população a respeito das especialidades da fisioterapia, Vinícius admitiu que ainda há muitos mitos.

“Infelizmente, muitos ainda acham que todo fisioterapeuta faz a mesma coisa. Quando falo em fisioterapia cardiorrespiratória, por exemplo, muitos estranham. Ainda precisamos informar mais, e quadros como este ajudam bastante”, concluiu.

Vinícius é coordenador técnico da clínica Reabserv, especializada em reabilitação neurofuncional.

Instagram: @reabserv
Telefone: (75) 3304-0356

O quadro Neuroreabilitação em Pauta vai ao ar todas as segundas-feiras, às 6h45, dentro do programa Cidade em Pauta

Comentários

Leia também

Saúde
Secretaria de Saúde realiza capacitação de profissionais da rede

Secretaria de Saúde realiza capacitação de profissionais da rede

A atividade foi realizada no auditório da UNEX, em parceria com o Centro de Promoção...
Saúde
Apenas 3% dos hospitais aderem programa que troca dívidas por atendimento a pacientes do SUS

Apenas 3% dos hospitais aderem programa que troca dívidas por atendimento a pacientes do SUS

O número equivale a cerca de 3% das 3.537 instituições devedoras, segundo dados do ministro...