Professoras de Feira de Santana participam da etapa presencial da formação continuada promovida pelo Estado
Participação reforça o compromisso com a qualificação da educação e o enfrentamento da evasão escolar
As professoras Ana Claudia Costa de Aquino Teixeira e Lenís Almeida da Silva Perez, da rede municipal de Feira de Santana estão representando o município na 1ª etapa presencial da formação continuada 2025, promovida entre os dias 9 e 11 de julho pela Secretaria da Educação do Estado da Bahia, em Salvador. A ação é voltada para equipes técnicas das redes municipais e estaduais de educação e integra o Regime de Colaboração com os municípios, em parceria com a Undime/BA.
A presença das educadoras feirenses reforça o compromisso do município com a formação continuada e a qualificação da educação pública, especialmente nos Anos Finais do Ensino Fundamental. As discussões estão centradas em temas estratégicos como permanência escolar, evasão e gestão da aprendizagem, áreas prioritárias para garantir o direito à educação de qualidade.
Durante os três dias de programação, as professoras participam de uma agenda intensa de conferências, oficinas, jogos pedagógicos, atividades interativas e planejamento das ações territoriais, com foco na construção de estratégias que possam ser replicadas nos contextos locais. As atividades são coordenadas pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT).
“A participação de Feira de Santana na formação fortalece o alinhamento entre o município e o Estado na construção de políticas públicas educacionais mais eficazes, baseadas na avaliação, acompanhamento pedagógico e valorização da prática docente. A ação também representa um passo importante na implementação de medidas que assegurem aprendizagem significativa e permanência dos estudantes na escola”, afirma a professora responsável pelo Departamento de Ensino, Adriana Bulos.