Prefeitura firma parceria para ampliar acesso de estudantes ao Museu Parque do Saber
Iniciativa busca integrar o ensino de Ciências, Matemática e Astronomia ao currículo escolar por meio de experiências
Na manhã desta quarta-feira (9), a Fundação Egberto Costa firmou um termo de parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana (Seduc) com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes da rede pública municipal ao planetário e Museu Parque do Saber. O convênio visa promover ações educativas voltadas aos alunos do Ensino Fundamental I e II, integrando conteúdos pedagógicos de forma prática e interativa.
A parceria prevê visitas pedagógicas previamente agendadas ao Museu e ao planetário, oficinas, mostras, palestras e atividades interativas alinhadas aos currículos do Ensino Fundamental. Também estão previstas formações continuadas para professores da rede municipal, com conteúdos ajustados por faixa etária e etapa escolar.
Para o secretário municipal de Educação e vice-prefeito, Pablo Roberto, a parceria representa um avanço importante na qualificação do ensino e tem foco no alcance das metas do IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
“Acreditamos na educação como ferramenta de transformação, e proporcionar aos nossos alunos o acesso a espaços como o Museu Parque do Saber é garantir aprendizado com significado e inovação. Essa é uma oportunidade de ampliar horizontes e despertar o interesse dos estudantes pela ciência e pela tecnologia”, afirmou.
O diretor-presidente da Fundação Egberto Costa, Antônio Carlos Coelho, destacou a baixa participação dos estudantes da rede pública no espaço, que já recebeu mais de 650 mil visitantes. “Por incrível que pareça, o nosso planetário tem 650 mil visitas, mas menos de 20% do alunado do município esteve lá. O secretário Pablo Roberto foi muito receptivo à proposta e, agora, vamos começar a levar os alunos, inclusive os da zona rural”, afirmou.
Segundo Coelho, o planetário representa uma importante ferramenta de apoio ao ensino. “O planetário é uma escola de astronomia. Ali os alunos vão aprender sobre o céu, o espaço, além dos filmes educativos e de lazer que são exibidos. É uma experiência única”, completou.
O termo de parceria foi assinado na sede da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de representantes da Fundação Egberto Costa, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e da comissão técnica envolvida no planejamento das ações.
O planejamento das atividades será feito em conjunto pelas equipes técnicas da Fundação Egberto Costa, da SEDUC e da FUNTITEC, com base nas diretrizes pedagógicas do município.