Política

Radiovaldo Costa destaca semestre produtivo na ALBA e reforça compromisso com a Bahia

Ele destaca avanços na ALBA, empregos e educação técnica

12/07/2025 12h02
Radiovaldo Costa destaca semestre produtivo na ALBA e reforça compromisso com a Bahia

O deputado estadual Radiovaldo Costa (PT) fez um balanço positivo do primeiro semestre de 2025 na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), destacando ações em diversas frentes que vão desde a qualificação profissional gratuita até a retomada da indústria do petróleo no estado. Ele elogiou a condução da presidente da Casa, Ivana Bastos, e pontuou os avanços legislativos e econômicos conquistados nos últimos meses.

“Foi um semestre produtivo. Tivemos discussões estruturantes como o VLT de Salvador, a ponte Salvador-Itaparica e projetos nas áreas de saúde, educação e segurança pública. A Assembleia tem cumprido seu papel”, afirmou Radiovaldo.

O parlamentar ressaltou ainda a aprovação de reajustes salariais para os servidores públicos, inclusive para as forças de segurança, além da destinação de emendas parlamentares para áreas estratégicas do estado.

“Nosso trabalho na Assembleia é diário. Pode parecer distante da população, mas o que discutimos ali impacta diretamente a vida de todos os baianos”, completou.

Qualificação profissional gratuita como prioridade

Uma das bandeiras do mandato de Radiovaldo é a promoção da qualificação profissional gratuita, voltada especialmente para trabalhadores e jovens em situação de vulnerabilidade social. O deputado enfatizou que o acesso a cursos técnicos é fundamental para inclusão no mercado de trabalho e redução das desigualdades.

“Muita gente procura emprego, mas não tem dinheiro para pagar um curso. Nosso objetivo é garantir acesso gratuito à qualificação profissional”, afirmou.

Ele destacou a parceria com o Senai e revelou que, apenas no primeiro semestre, promoveu quatro eventos voltados à formação técnica.

“Vamos ampliar isso. Em breve, vamos levar cursos do Senai para Feira de Santana. Queremos dar oportunidade a quem não pode pagar”, disse, defendendo também que o Estado amplie políticas públicas de incentivo à formação técnica como estratégia de combate ao desemprego.

Indústria do petróleo em retomada na Bahia

Radiovaldo, que também é sindicalista do setor petrolífero, anunciou avanços importantes na retomada da indústria do petróleo no estado. De acordo com ele, o setor voltou a crescer, especialmente na região conhecida como cinturão do petróleo.

“Tivemos aumento na geração de empregos. E a perspectiva é de até 19 mil novos postos de trabalho até o final do ano”, afirmou o deputado.

Ele revelou ainda que será assinado, nesta semana, um protocolo de intenções com uma nova distribuidora de derivados de petróleo que se instalará no município de Alagoinhas, fortalecendo a economia local.

“Estamos trazendo investimentos, gerando empregos e movimentando a economia da região. Isso tem impacto direto na vida das pessoas”, pontuou.

Radiovaldo também anunciou a realização de um encontro na região do Recôncavo Baiano para debater o fortalecimento da indústria naval, setor estratégico que, segundo ele, tem grande potencial para impulsionar o desenvolvimento regional.

“Seguimos firmes no compromisso de promover crescimento com inclusão social, desenvolvimento econômico e geração de oportunidades para os baianos”, concluiu.

Comentários

Leia também

Política
Disputa sobre IOF vai ao STF com embate entre Congresso e Lula

Disputa sobre IOF vai ao STF com embate entre Congresso e Lula

Parlamentares dizem que decreto viola princípio da legalidade tributária
Política
Bahia tem 10 dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Bahia tem 10 dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Lista dos 'cabeças do Congresso' foi divugalda nesta sexta-feira (11), pelo DIAP
Política
‘Trump está incomodado com a importante posição que o Brasil tem hoje na geopolítica mundial’, diz Deyvid Bacelar

‘Trump está incomodado com a importante posição que o Brasil tem hoje na geopolítica mundial’, diz Deyvid Bacelar

Atualmente, segundo ele, o Brasil é dependente da importação de combustíveis refinados...