Feira de Santana

Fundação Egberto Costa comemora 20 anos com foco em tecnologia e inovação

A programação comemorativa tem início às 14h, na sede da FUNTITEC, onde será realizada uma solenidade especial com a presença de autoridades

07/07/2025 06h06
Fundação Egberto Costa comemora 20 anos com foco em tecnologia e inovação

Nesta segunda-feira (7), a Fundação Municipal Egberto Tavares Costa (FUNTITEC) celebra duas décadas de atuação em Feira de Santana. Criada em 2005, a instituição tem a trajetória marcada pelo incentivo à cultura, à tecnologia, à inovação e ao conhecimento.

A programação comemorativa tem início às 14h, na sede da FUNTITEC, onde será realizada uma solenidade especial com a presença de autoridades, uma série de palestras sobre empreendedorismo, tecnologia e propriedade intelectual, com entrada gratuita, também estão confirmadas.

O diretor da fundação, Antônio Daltro Coelho, destaca que, desde 2023, a Fundação passou por uma reestruturação e agora o foco está voltado inteiramente para o setor tecnológico. Entre os projetos em andamento, ele ressalta o “Feira Digital”.

“Estamos à frente de uma rede de fibra óptica com cerca de 230 km que conecta a Prefeitura, secretarias, escolas, postos de saúde, terminais de ônibus e até algumas praças da sede e dos distritos. É uma estrutura robusta que garante internet para a prestação dos serviços públicos municipais”, explica Coelho.

Outro destaque é o Planetário de Feira de Santana. Instalado há 17 anos no Parque do Saber, é o primeiro da América Latina. “Foi um avanço tecnológico muito importante, principalmente para a classe estudantil. Ao longo desse tempo, já tivemos mais de 600 mil visitas. Aqui são ministradas aulas sobre o universo e a astronomia é discutida dentro do parque. Temos muitos projetos para modernizar esse espaço”, afirma o diretor.

Antes da mudança de foco, a FUNTITEC era responsável por equipamentos culturais como o Teatro Margarida Ribeiro, o Centro de Cultura Maestro Miro, o Museu de Arte Contemporânea Raimundo de Oliveira, o Casarão Olhos d’Água e as bibliotecas municipais da sede e distritos.

A Fundação leva o nome de Egberto Costa, importante figura da história feirense. Educador, jornalista e artista, Egberto se destacou pelo compromisso com a cultura, a saúde e a educação, sempre buscando o diálogo com a comunidade.

Programação de aniversário

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Comércio de Feira projeta segundo semestre ainda mais aquecido com liquidações, Natal e turismo de negócios

Comércio de Feira projeta segundo semestre ainda mais aquecido com liquidações, Natal e turismo de negócios

O Sicomércio aposta também em ações para fortalecer o turismo de negócios
Feira de Santana
Alegria e irreverência marcam o Bando Anunciador 2025 em Feira de Santana

Alegria e irreverência marcam o Bando Anunciador 2025 em Feira de Santana

A tradição marcam o início das festas em homenagem à padroeira da cidade, Nossa Senhora...
Feira de Santana
Festival de Quadrilhas Juninas de Feira resgata tradições e reúne 25 agremiações em disputa acirrada

Festival de Quadrilhas Juninas de Feira resgata tradições e reúne 25 agremiações em disputa acirrada

O encerramento foi marcado também pelo show dos Bambas do Nordeste