Esporte

Hugo Calderano perde competição nos Estados Unidos por problema com visto

Mesa-tenista diz que autorização não seguiu os trâmites habituais por ele ter ido a Cuba em 2023

04/07/2025 06h34
Hugo Calderano perde competição nos Estados Unidos por problema com visto
Foto: Luiza Moraes/COB

O brasileiro Hugo Calderano, número 3 do ranking mundial, não pôde embarcar para a disputa do Grand Smash de Las Vegas, nos Estados Unidos, devido a um problema no visto. O torneio, que tem início nesta sexta-feira, é uma espécie de Grand Slam da modalidade, um dos principais eventos de tênis de mesa. Apesar de ter passaporte português, o atleta não cumpriu uma das regras para obter autorização de entrada sem precisar de visto. Uma viagem a Cuba em 2023 teria sido o motivo.

“Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil. É frustrante ficar fora de uma das mais importantes competições da temporada por questões que fogem do meu controle, especialmente vindo de resultados tão positivos”, lamentou o atual vice-campeão mundial de tênis de mesa.

O brasileiro viajou à Cuba para disputar o Campeonato Pan-Americano e o torneio de qualificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024 – ambos os eventos foram organizados pela Federação Internacional de Tênis de Mesa (ITTF).

Na área dedicada a “viagens” no site do governo federal dos EUA, constam restrições a cidadãos que fazem parte do Programa de Isenção de Visto e Prevenção de Viagem Terroristas de 2025. Um das restrições refere-se a cidadãos que estiveram em Cuba em ou após 12 de janeiro de 2021 – as exceções seriam limitadas a viagens de fins diplomáticas ou militares a serviço de um país integrante do Programa de Isenção.

Hugo tentou obter um visto emergencial com apoio da Associação de Tênis de Mesa dos Estados Unidos (USATT) e do Comitê Olímpico e Paralímpico dos Estados Unidos (USOPC), mas não conseguiu agendar a entrevista consular a tempo para competir no Grand Smash. “Segui o mesmo protocolo de todas as viagens anteriores que fiz aos Estados Unidos utilizando o meu passaporte português. Ao ser informado sobre a situação, mobilizei toda a minha equipe para conseguir um visto regular de emergência, mas, infelizmente, não houve tempo hábil”, disse.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Confira escalações de Ceará x Bahia pelo Brasileirão

Confira escalações de Ceará x Bahia pelo Brasileirão

Bola rola às 18h30, na Arena Castelão, pela 24ª rodada da Série A
Esporte
Confira as escalações do jogo Vitória x Fluminense pelo Brasileirão

Confira as escalações do jogo Vitória x Fluminense pelo Brasileirão

Partida acontece neste sábado (20), às 16h, no Barradão, pela 24ª rodada
Esporte
Banco Central determina penhora do Barradão após inadimplência do Vitória

Banco Central determina penhora do Barradão após inadimplência do Vitória

O Esporte Clube Vitória foi notificado pelo Banco Central sobre a penhora do Estádio...