Feira de Santana recebe ponto de coleta do projeto Repense Reuse e fortalece ações de sustentabilidade e inclusão social
O Repense Reuse é uma iniciativa da Humana Brasil que promove a mobilização cidadã, contribuindo para a redução do descarte inadequado, o fortalecimento da economia circular e a promoção de impacto social nas comunidades onde atua.
Foi inaugurado nesta segunda-feira (30), em Feira de Santana, o primeiro Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de roupas e calçados do projeto Repense Reuse, da Humana Brasil, instalado em uma via pública da cidade. A iniciativa, que une responsabilidade ambiental, economia solidária e inclusão social, agora conta com um ponto fixo de coleta no estacionamento da Prefeitura Municipal, na Avenida Getúlio Vargas.
Durante a solenidade de entrega, a secretária de Desenvolvimento Econômico de Feira de Santana, Márcia Ferreira, destacou a importância da ação e a parceria com o Instituto Humana Brasil. Segundo ela, embora já existam outros pontos de arrecadação em locais como shoppings e universidades, este é o primeiro em uma via pública.
“O que a gente espera é fortalecer esse lado social. Essa ação, chamada Pense e Repense, já acontece na capital e agora chega a Feira com um impacto importante. Aqui, na frente da prefeitura, é um ponto estratégico e tenho certeza de que vai ter um grande movimento todos os dias”, afirmou a secretária.
Ela ainda destacou que o projeto movimenta toda uma cadeia produtiva, incluindo costureiras e recicladores.
“Mesmo calçados que chegam com algum defeito são encaminhados para conserto, estimulando a economia solidária. É uma forma de cultivar a cultura da doação e garantir que quem precisa receba itens em boas condições”, completou Márcia Ferreira.
O primeiro doador do ponto foi Elidion Oliveira, dono de uma sapataria na cidade. Ele reforçou a praticidade da localização do novo ponto de coleta e incentivou outros feirenses a participarem.
“Acho esse ponto muito estratégico, fica no centro da cidade e todo mundo passa por aqui. Só não doa quem não quer. Eu mesmo trouxe calçados que estavam guardados há seis meses. Já tinha o hábito de doar, mas essa máquina me estimulou a fazer a entrega na hora”, declarou.
A executiva de implementação do Repense Reuse, Cláudia Andrade, explicou como funciona o projeto e reforçou os pilares sociais e ambientais que o sustentam.
“O Repense Reuse trabalha com a reutilização do têxtil pós-consumo. São roupas que a gente não usa mais e muitas vezes acabam indo parar no lixo, o que gera impacto ambiental. Nossa proposta é dar uma nova vida a essas peças, reinserindo-as no mercado por meio da economia circular”, explicou.
Cláudia confirmou que o ponto instalado nesta segunda é o primeiro em via pública de Feira de Santana, embora já existam pontos em espaços privados.
“A cidade já conta com locais de arrecadação em faculdades e shopping, mas este é o primeiro ponto acessível diretamente da rua. E é só o começo: a previsão é instalar mais 39 pontos em vias públicas do município ainda este ano”, anunciou.
Além da coleta, as peças arrecadadas passam por triagem e podem ser destinadas a instituições sociais, consertadas, customizadas por associações de costureiras ou transformadas em novos produtos, como bolsas e calçados.
O projeto já atua em outros estados como Pernambuco, Sergipe, Bahia e no Distrito Federal, e chega a Feira de Santana com o objetivo de ampliar a conscientização sobre o descarte adequado e a reutilização de materiais têxteis.
*Com informações da repórter Isabel Bomfim