Belgo Arames anuncia curso gratuito em Feira de Santana em prol da diversidade no Dia do Orgulho LGBTQIAP+
As inscrições começam no dia 28 de agosto e seguem até o dia 1º de agosto
No dia 28 de junho, data em que se celebra o Dia Internacional do Orgulho LGBTQIAP+, a empresa Belgo Arames destaca seu compromisso com a diversidade e a inclusão ao promover uma série de ações voltadas para o respeito às diferenças e à valorização das pessoas. Uma das principais iniciativas da companhia é o programa “Líder Inclusivo”, que capacita lideranças para uma gestão mais sensível e acolhedora às pautas LGBTQIAP+ dentro do ambiente corporativo.
Em entrevista ao programa Jornal do Meio Dia, Luciana Macedo, gerente de Diversidade, Inclusão e Conexões Sociais da Belgo Arames, falou sobre a criação e a importância do programa.
“O Líder Inclusivo é fruto de várias iniciativas que a Belgo vem promovendo desde 2019, quando a pauta da diversidade ganhou mais força dentro da empresa. O programa busca sensibilizar e conscientizar nossas lideranças sobre temas relacionados à população LGBTQIAP+, evitando qualquer tipo de preconceito ou discriminação e promovendo um ambiente mais acolhedor”, explicou.
Segundo Luciana, o projeto tem início com uma pesquisa de campo que avalia a percepção dos colaboradores sobre o ambiente de trabalho, acolhimento e respeito.
“A partir dessa escuta ativa, desenvolvemos workshops com as lideranças, trabalhando questões práticas como viés inconsciente, privilégios e inclusão no dia a dia corporativo”, completou.
Além do trabalho interno, a empresa também tem ampliado suas ações para alcançar as comunidades em que está inserida. Este ano, Feira de Santana foi escolhida para receber um projeto gratuito de formação profissional voltado exclusivamente para pessoas LGBTQIAP+ em situação de vulnerabilidade social.
“O curso é de design de moda e será iniciado em agosto. A proposta é capacitar jovens da comunidade LGBTQIAP+, oferecendo uma nova perspectiva de trabalho e renda. Nossa expectativa é altíssima com essa iniciativa”, disse Luciana.
As inscrições começam no dia 28 de agosto e seguem até o dia 1º de agosto, por meio do site www.nucleo.damoda.com.br/feiradesantana. As aulas começam no dia 11 de agosto e são destinadas a jovens entre 16 e 24 anos, que estejam cursando ou já tenham concluído o ensino médio em escola pública. O curso é exclusivo para pessoas LGBTQIAP+ residentes em Feira de Santana.
Luciana finalizou com um convite: “Aproveito para convocar toda a população LGBTQIAP+ de Feira de Santana para se inscrever e participar dessa formação. É uma oportunidade real de transformação social e profissional”.