Mundo

Cessar-fogo entre Israel e Irã entra em vigor após anúncio de Trump, mas tensões persistem

A trégua, segundo Trump, teve início por volta da 1h da manhã, no horário de Brasília, cerca de seis horas após o anúncio oficial feito na rede social Truth Social.

24/06/2025 06h21
Cessar-fogo entre Israel e Irã entra em vigor após anúncio de Trump, mas tensões persistem
Foto: g1

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na manhã desta terça-feira (24) que o cessar-fogo entre Israel e Irã entrou em vigor. A trégua, segundo Trump, teve início por volta da 1h da manhã, no horário de Brasília, cerca de seis horas após o anúncio oficial feito na rede social Truth Social.

“O CESSAR-FOGO ESTÁ EM VIGOR. POR FAVOR, NÃO VIOLEM!”, escreveu Trump, acrescentando que o acordo foi alcançado após intensas negociações entre os dois países. Para ele, a trégua impediu uma guerra de proporções catastróficas. “Esta é uma guerra que poderia ter durado anos e destruído todo o Oriente Médio, mas não destruiu e nunca destruirá”, afirmou.

Logo após o horário estipulado, veículos de comunicação israelenses e iranianos confirmaram que o cessar-fogo estava em vigor.

Na televisão estatal iraniana, um âncora declarou que a trégua foi “imposta ao inimigo”, atribuindo o acordo às recentes ofensivas militares, incluindo o ataque à base americana de Al Udeid, no Catar.

Por outro lado, o governo israelense, em comunicado oficial do gabinete do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, declarou que aceitou a proposta de cessar-fogo de Trump após alcançar “todos os seus objetivos e muito além” em ataques contra o Irã, durante quase duas semanas de confrontos.

“Israel eliminou uma ameaça existencial imediata e dupla — tanto no domínio nuclear quanto no de mísseis balísticos”, afirmou a nota. O comunicado ainda destacou que as Forças de Defesa de Israel (IDF) obtiveram controle aéreo sobre Teerã, atingiram lideranças militares iranianas e destruíram dezenas de alvos estratégicos. Israel agradeceu aos Estados Unidos pelo apoio militar e alertou: “Responderemos com firmeza a qualquer violação do cessar-fogo”.

Apesar do anúncio da trégua, novas tensões surgiram nas primeiras horas da manhã. O ministro da Defesa de Israel, Israel Katz, afirmou que o Irã cometeu uma “violação total” do cessar-fogo e garantiu que o país “responderá com força”.

O chefe do Estado-Maior das IDF, Eyal Zamir, também condenou a suposta violação iraniana e afirmou que as forças israelenses estão prontas para retomar as operações ofensivas contra Teerã.

No entanto, veículos iranianos negaram o lançamento de mísseis. A agência semioficial ISNA afirmou que “a notícia de que o Irã disparou mísseis contra os territórios ocupados após impor um cessar-fogo ao regime sionista é negada”. A Nour News, ligada ao Estado iraniano, também reforçou a negativa.

Um alto funcionário de segurança do Irã, declarou que “nenhum míssil foi disparado contra o inimigo até o momento” após as 7h30 do horário local.

*Com informações CNN

Comentários

Leia também

Mundo
Explosão em Madri deixa 21 feridos e atinge edifício residencial

Explosão em Madri deixa 21 feridos e atinge edifício residencial

Incidente na capital espanhola destruiu bar e ainda não possui causa oficialmente confirmada ...
Mundo
Trump afirma que suspeito de matar Charlie Kirk foi preso

Trump afirma que suspeito de matar Charlie Kirk foi preso

“Acho que, com um alto grau de certeza, o temos sob custódia”, disse o republicano...
Mundo
STF condena Bolsonaro a 27 anos: veja a repercussão na imprensa internacional

STF condena Bolsonaro a 27 anos: veja a repercussão na imprensa internacional

Corte concluiu votação do julgamento do ex-presidente e de outros sete réus nesta quinta-feira...