Política

Deyvid Bacelar defende mais representatividade de Feira de Santana na Câmara Federal e confirma pré-candidatura pelo PT

Deyvid Bacelar se colocou como uma nova alternativa para representar Feira em Brasília

19/06/2025 07h54
Deyvid Bacelar defende mais representatividade de Feira de Santana na Câmara Federal e confirma pré-candidatura pelo PT

O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, comentou sobre a necessidade de ampliar a representatividade política de Feira de Santana na Câmara dos Deputados. O pré-candidato do PT reafirmou seu compromisso com a cidade e destacou a importância de união dentro do grupo governista para alcançar esse objetivo.

Atualmente, Feira de Santana conta com apenas um deputado federal, Zé Neto (PT), o que, segundo Bacelar, é pouco para uma cidade com 430 mil eleitores, maior que oito capitais brasileiras.

“Como uma cidade desse porte não tem mais deputados federais? Nós já tivemos quatro parlamentares representando Feira em Brasília e isso foi excelente para a cidade. Precisamos retomar esse nível de representatividade, pois mais deputados significam mais projetos, mais emendas e mais força para lutar pelos interesses do nosso povo”, defendeu.

O coordenador citou cidades bem menores que Feira que possuem maior representação política.

“Alagoinhas, por exemplo, tem um quarto do nosso tamanho e conta com dois deputados federais”, comparou. Ele também recordou um momento histórico para sustentar sua análise: “Em 1986, tínhamos apenas Chico Pinto como deputado federal. Naquele mesmo ano, foram eleitos mais dois, um da direita e outro da esquerda. Isso pode acontecer novamente em 2026”, projetou.

Deyvid Bacelar se colocou como uma nova alternativa para representar Feira em Brasília, destacando que sua pré-candidatura não busca rivalidade com o atual deputado Zé Neto, mas sim somar forças.

“Tenho certeza absoluta de que Zé Neto será reeleito. Ele é um grande parlamentar, votado por mim desde os meus 16 anos, ama Feira e tem serviços prestados. A minha pré-candidatura vem para ampliar esse espaço e fortalecer ainda mais a bancada do Partido dos Trabalhadores”, afirmou.

Ele ressaltou ainda que a ampliação da base do governo federal no Congresso é uma orientação do próprio presidente Lula, que busca uma base mais sólida para aprovar projetos importantes.

“Metade do orçamento da União está hoje nas mãos do parlamento. Por isso, é estratégico ampliar a bancada de deputados e senadores alinhados com o governo federal”, pontuou.

Sobre o cenário político local, Bacelar mencionou nomes como Zé Chico e Pablo Roberto, que representam o campo político mais à direita e que também têm potencial para chegar à Câmara Federal.

“Feira tem espaço para todos. A cidade precisa ser vista como um polo regional, não apenas eleitoralmente, mas também economicamente e socialmente”, destacou.

Natural de Feira de Santana, Deyvid afirmou que sua trajetória política, sindical e pessoal tem raízes profundas na cidade.

“Sou nascido e criado aqui. Amo essa cidade, aqui crio meus filhos, Samuel e Maria. A família Bacelar tem uma história enraizada, lembro do meu avô Elias Bacelar e da tradicional Selaria Bacelar. Feira é minha base e daqui quero representar não só a cidade, mas toda a Bahia no Congresso Nacional”, disse.

Comentários

Leia também

Política
Bahia tem 10 dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Bahia tem 10 dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Lista dos 'cabeças do Congresso' foi divugalda nesta sexta-feira (11), pelo DIAP
Política
‘Trump está incomodado com a importante posição que o Brasil tem hoje na geopolítica mundial’, diz Deyvid Bacelar

‘Trump está incomodado com a importante posição que o Brasil tem hoje na geopolítica mundial’, diz Deyvid Bacelar

Atualmente, segundo ele, o Brasil é dependente da importação de combustíveis refinados...
Política
Lula usa boné ‘Brasil é dos brasileiros’ após crise com EUA

Lula usa boné ‘Brasil é dos brasileiros’ após crise com EUA

Atitude do petista é vista como uma reafirmação da soberania do Brasil diante das tentativas...