Feirense brilha na ornamentação do São João em 12 cidades da região metropolitana
O que começou com um trabalho no tradicional Jardim do Forró em São Gonçalo dos Campos, hoje se tornou referência em cenografia junina em toda a região.
A arquiteta feirense Agda Moura tem se destacado de forma expressiva na ornamentação dos festejos juninos em diversas cidades da região metropolitana de Feira de Santana. O que começou com um trabalho no tradicional Jardim do Forró em São Gonçalo dos Campos, hoje se tornou referência em cenografia junina em toda a região. Ao todo, são 12 cidades sob responsabilidade da profissional, incluindo municípios da Bahia e até do estado de Sergipe.
“Comecei em São Gonçalo, aprendi tudo lá, e hoje tenho minha empresa. Levo a cenografia para outros lugares da Bahia. É muito cansativo, mas muito gratificante ver meu trabalho espalhado por aí”, disse Agda.
Em Santo Estêvão, onde também está assinando a ornamentação de quatro dias de festa, Agda revela que sua empresa atua com fornecimento de material, criação de projetos e execução da cenografia, atendendo diferentes demandas conforme a necessidade de cada cidade.
“Hoje a gente consegue atender com vários tipos de demandas diferentes. A forma que a gente gosta de trabalhar é colocando as cores de acordo com a comunicação visual de cada evento. Isso personaliza o São João de cada cidade, criando uma identidade visual única”, explicou a arquiteta.
O sucesso do trabalho de Agda passa também por seu cuidado com o espaço urbano. Em locais como a recém-reformada praça de Berimbau, por exemplo, ela teve o cuidado de preservar o intertravado e valorizar a vegetação local.
“Como era uma praça nova, não quis mudar nada. O paisagismo natural já é uma decoração. Quando tem árvore, a gente só valoriza. Quando não tem, usamos a criatividade com outros elementos”, acrescenta.
Ela destaca que o toque feminino e a dedicação aos detalhes fazem diferença: “As pessoas veem a decoração, mas não sabem quem está por trás. É muito emocionante perceber que, quando concluo uma ornamentação, as pessoas vivenciam aquilo. Isso me ensina, me dá gás para continuar todos os dias”.
Cidades como Anguera, Irará, Santo Estêvão, São Gonçalo dos Campos, Berimbau, entre outras, já receberam a assinatura visual de Agda Moura. Neste ano, sua empresa também está presente no estado de Sergipe, evidenciando o crescimento e reconhecimento do seu trabalho.
As cores utilizadas variam conforme o conceito de cada festa. Em São Gonçalo, por exemplo, a decoração foi inspirada no pôr do sol, com tons de laranja, azul, amarelo e vermelho.
“Todo ano fazemos uma estampa personalizada, escolhida a dedo para harmonizar com o tema da festa e com a comunicação visual das redes sociais”, contou.
Agda observa o impacto que causa nas pessoas. “Fico sempre de lado, quietinha, observando o olhar das pessoas. Isso me mostra se estou no caminho certo”, finalizou.
*Com informações do repórter André Silva