Esporte

Bahia quebra tabu e vence o Bragantino em São Paulo pela primeira vez na história

Esquadrão de Aço derrotou o Massa Bruta por 3 a 0, pela 12ª rodada do Brasileiro

13/06/2025 06h20
Bahia quebra tabu e vence o Bragantino em São Paulo pela primeira vez na história
Foto: Rafael Rodrigues/EC Bahia

O Bahia quebrou o tabu de 35 anos e conquistou seu primeiro triunfo em Bragança Paulista. Na noite desta quinta-feira (12), o Esquadrão de Aço venceu o Red Bull Bragantino por 3 a 0, no estádio Cícero de Souza Marques, pela 12ª rodada do Campeonato Brasileiro. Com um jogador a mais desde os 10 minutos de jogo, o time baiano construiu o placar com gols de Luciano Juba e Guilherme, que marcou contra, ambos no primeiro tempo, e Michel Araujo que anotou o terceiro na etapa complementar.

Com o resultado positivo, o Tricolor somou 21 pontos e entrou no G-6 ao assumir o quinto lugar na tabela de classificação, ultrapassando Botafogo, em sétimo com 18, e o Fluminense, em sexto com 20, mas ambos estão com um jogo a menos. Estacionado nos 23, o Massa Bruta segue na terceira posição.

Agora, o Bahia volta a jogar somente em julho. O Tricolor vai aguardar a definição das tabelas da Copa do Nordeste, onde encara o Fortaleza pelas quartas de final, e do Brasileirão. O único compromisso marcado é contra o América de Cali pelo playoff da Sul-Americana, que será no dia 15 de julho, uma terça, às 21h30, na Arena Fonte Nova. Enquanto o duelo de volta acontece no dia 22, na terça seguinte, no mesmo horário, na Colômbia.

Primeiro tempo

Com sete minutos de bola rolando, Ademir saiu de cara para o gol e foi derrubado por Andrés Hurtado. Após rever o lance no VAR, o árbitro Lucas Paulo Torezin mostrou o cartão vermelho para o lateral do Massa Bruta com 10 minutos de partida. Aos 26, o VAR entrou em ação novamente no possível pênalti de Nathan Mendes em Jean Lucas num lance muito parecido com a expulsão, mas a arbitragem mandou o jogo seguir.

Luciano Juba abre o placar para o Esquadrão de Aço
O Bahia abriu o placar com um golaço de Luciano Juba aos 39 minutos. Jogada de pé em pé, Willian José fez pivô e tocou de calcanhar para o camisa 46 sair na cara de Cleiton e balançar as redes. Red Bull Bragantino 0x1 Bahia

O Esquadrão de Aço desperdiçou uma grande oportunidade aos 47 minutos ao exagerar na troca de passes dentro da área, mas Jean Lucas acabou finalizando para fora.

Esquadrão de Aço amplia o placar com gol contra de Guilherme
O Bahia marcou o segundo gol com o gol contra de Guilherme aos 51 minutos. Willian José serviu Everton Ribeiro que chutou para a defesa de Cleiton, mas a bola acabou batendo no lateral do Massa Bruta e entrou no fundo das redes. Red Bull Bragantino 0x2 Bahia

Segundo tempo

Com um jogador a mais e vantagem no placar, o Bahia seguiu controlando o jogo. Aos oito minutos, Everton Ribeiro arriscou de fora da área, mas mandou para fora. O Massa Bruta arriscou com Pitta aos 14 minutos que chutou forte de fora da área e ela passou pelo lado. O Tricolor respondeu dois minutos depois no chute rasteiro de Caio Alexandre que mandou com efeito, mas ela foi para fora.

Michel Araujo marca o terceiro gol do Esquadrão de Aço
O Bahia marcou o terceiro gol com Michel Araujo aos 28 minutos. Pulga recebeu na esquerda e passou para o uruguaio na intermediária, que ajeitou e soltou uma bomba para estufar as redes. Red Bull Bragantino 0x3 Bahia

FICHA TÉCNICA
Red Bull Bragantino 0x3 Bahia
Campeonato Brasileiro – 12ª rodada
Local: Cícero de Souza Marques, em Bragança Paulista (SP)
Data: 12/06/2025 (quinta-feira)
Horário: 19h
Árbitro: Lucas Paulo Torezin (PR)
Assistentes: Victor Hugo Imazu dos Santos e Rafael Trombeta (ambos do PR)
VAR: Rodolpho Toski Marques (PR)
Cartão amarelo: Gilberto, Willian José, Luciano Juba (Bahia) / Eduardo Sasha ( Red Bull Bragantino)

Cartão vermelho: Anderson Marques, auxiliar técnico, Andrés Hurtado (Red Bull Bragantino)

Gols: Luciano Juba, Guilherme, contra, Michel Araujo (Bahia)

Red Bull Bragantino: Cleiton; Andrés Hurtado, Pedro Henrique, Eduardo Guzmán e Guilherme; Gabriel, Eric Ramires (Matheus Fernandes) e Jhon Jhon (Fabinho); Lucas Barbosa (Eduardo Santos), Vinicinho (Nathan Mendes) e Eduardo Sasha (Isidro Pitta). Técnico: Fernando Seabra.

Bahia: Marcos Felipe; Gilberto (Arias), David Duarte, Ramos Mingo e Luciano Juba; Caio Alexandre, Jean Lucas (Cauly) e Everton Ribeiro (Michel Araujo); Ademir (Kayky), Erick Pulga e Willian José (Tiago). Técnico: Rogério Ceni.

*Com informações Metro 1

Comentários

Leia também

Esporte
Ingressos esgotados! Fonte Nova terá casa cheia na final da Copa do Nordeste

Ingressos esgotados! Fonte Nova terá casa cheia na final da Copa do Nordeste

Mais de 48 mil torcedores confirmados para o duelo entre Bahia e Confiança neste sábado...
Esporte
Brasil vence o Chile na despedida da torcida nas eliminatórias

Brasil vence o Chile na despedida da torcida nas eliminatórias

A partida foi marcada pelo primeiro gol de Estêvão com a amarelinha.
Esporte
Bruno Henrique é considerado culpado das acusações de fraude esportiva

Bruno Henrique é considerado culpado das acusações de fraude esportiva

Após horas de sessão, STJD condenou atacante por "atuar de forma contrária à ética...