Feira de Santana

Você sabe o que é contrato de namoro? Alternativa ganha espaço como ferramenta de proteção patrimonial

O chamado contrato de namoro tem ganhado espaço como forma de evitar confusões com a união estável e possíveis disputas judiciais

12/06/2025 17h07
Você sabe o que é contrato de namoro? Alternativa ganha espaço como ferramenta de proteção patrimonial
Foto: Reprodução

Cada vez mais casais estão buscando uma alternativa jurídica para garantir clareza e segurança em seus relacionamentos afetivos. O chamado contrato de namoro tem ganhado espaço como forma de evitar confusões com a união estável e possíveis disputas judiciais. A advogada Bianka Macedo, especialista em Direito de Família, explicou o funcionamento deste tipo de contrato.

“O contrato de namoro tem sido cada vez mais utilizado com o intuito de ser prévio ao relacionamento, no vínculo que existe entre as partes”, afirma Bianka. “Ele surgiu basicamente para evitar uma confusão com a união estável, principalmente em relacionamentos de longo prazo, onde já se observa um casal com muito tempo junto, às vezes já constituindo bens”.

Segundo a especialista, o contrato de namoro funciona como qualquer outro contrato, sendo elaborado com base na vontade das partes envolvidas, desde que não contrarie nenhuma lei.

“Ele deve ser feito com boa-fé, com base legal, e pode ser redigido tanto por um advogado quanto em um tabelionato, onde as partes assinam, autenticam e passam a ter um documento com validade jurídica”, esclarece.

Bianka Macedo destaca que o conteúdo do contrato é bastante flexível e adaptável à realidade de cada casal. Entre os pontos que podem ser especificados, estão:

“Tudo o que as partes tenham vontade, e que não fuja da legalidade, pode ser estabelecido no contrato de namoro. É algo muito amplo e fica sempre a critério do casal”, detalha a advogada.

Embora não haja um prazo legalmente fixado, o contrato pode conter cláusulas de duração conforme o desejo dos envolvidos.

“Eu posso estabelecer que esse contrato valerá até o fim do relacionamento ou que terá validade de um ano, por exemplo. Depois disso, se quiserem, podem renovar ou modificar. As partes são livres para definir o que consideram melhor para si”, explica Bianka.

Ela reforça que o contrato de namoro possui valor jurídico, desde que esteja em conformidade com a lei.

“A lei sempre será superior a qualquer acordo entre as partes. A liberdade contratual existe, mas ela tem regras a seguir.”

Bianka ressalta a importância de buscar um profissional qualificado para redigir o documento.

“O ideal é que as partes procurem um advogado de confiança para entender o que é possível dentro da lei e para elaborar um contrato válido, que realmente garanta segurança jurídica a todos os envolvidos.”

Muitas disputas judiciais poderiam ser evitadas com a formalização prévia dos vínculos afetivos, como lembra a advogada.

“Muitas vezes, quando o relacionamento termina, uma das partes entra com ação para declarar união estável e começa toda uma discussão sobre bens. Para evitar esse tipo de briga, que gera desgaste emocional, tempo e gastos financeiros, o melhor é formalizar desde o início.”

Para Bianka Macedo, o contrato de namoro é uma ferramenta útil, especialmente em tempos em que os relacionamentos se tornam mais complexos e exigem maior clareza jurídica.

“O direito sempre vai orientar pela formalização: seja um contrato de namoro, seja a união estável. Isso é o que garante segurança e evita confusões no futuro.”

*Com informações do repórter Robson Nascimento

Comentários

Leia também

Feira de Santana
Deputado Robinson Almeida entrega veículo zero km ao Hospital Lopes Rodrigues em Feira de Santana

Deputado Robinson Almeida entrega veículo zero km ao Hospital Lopes Rodrigues em Feira de Santana

Carro, fruto de emenda parlamentar, vai reforçar o trabalho da unidade especializada em...
Feira de Santana
Feira de Santana dá posse aos novos membros do Conselho da Juventude

Feira de Santana dá posse aos novos membros do Conselho da Juventude

A cerimônia foi realizada no gabinete do prefeito José Ronaldo de Carvalho e reuniu...
Feira de Santana
SDE apresenta avanços na requalificação do CIS durante reunião no Centro das Indústrias de Feira de Santana

SDE apresenta avanços na requalificação do CIS durante reunião no Centro das Indústrias de Feira de Santana

O encontro teve como objetivo dialogar com o setor produtivo sobre ações em andamento...