Ponto de vans em Feira de Santana tem mudança suspensa após mobilização dos motoristas
Sobre a suspensão da mudança, o representante explicou que a situação está em uma espécie de trégua até que um acordo definitivo seja firmado.
Na segunda-feira (10), proprietários de veículos, vans e ligeirinhos que atuam no transporte de passageiros em Feira de Santana foram pegos de surpresa com a notícia da suspensão do ponto de embarque e desembarque localizado na Rua Carlos Gomes, região que atende motoristas e passageiros de localidades como Tanquinho, Candeal e Santa Bárbara.
O anúncio, feito pela Superintendência Municipal de Trânsito (SMT), informava que o ponto não estaria mais disponível para o transporte desses veículos, gerando preocupação entre os motoristas e usuários que dependem do local para se deslocar, principalmente no período junino, quando o movimento aumenta.
Eliel Ferreira, representante dos motoristas e líder de uma associação que atua há mais de duas décadas em defesa da categoria, comentou ao programa De Olho na Cidade sobre a mobilização que resultou na suspensão imediata da mudança:
“Fomos pegos de surpresa. A SMT chegou informando que a partir de hoje não teríamos mais aquele ponto e pronto. Procuramos o superintendente Ricardo Cunha Oliveira, que prontamente nos atendeu. Ele fez questão de frisar que fomos a única categoria que buscou diálogo até o momento. Estamos representando a associação que já ocupa a Rua Carlos Gomes há mais de 20 anos.”
Eliel destacou a importância do ponto para a população que se desloca para Feira de Santana, além do trabalho dos motoristas:
“Centenas de pessoas vêm para Feira de Santana fazer compras, principalmente agora no período junino, e centenas de motoristas saem de Tanquinho para trabalhar aqui diariamente. Não podemos simplesmente perder o ponto, pois não temos para onde ir.”
Sobre a suspensão da mudança, o representante explicou que a situação está em uma espécie de trégua até que um acordo definitivo seja firmado.
“O superintendente Ricardo nos garantiu que, a princípio, o ponto permanece onde está até que a gente encontre uma solução que seja boa para ambas as partes e que não seja distante do local atual. Agradecemos ao prefeito Zé Ronaldo e ao superintendente Ricardo pela atenção e esperamos que haja diálogo também com outras entidades representativas dos motoristas de Candeal, Santa Bárbara.”
Eliel Ferreira ressaltou ainda que a alegação da SMT para a reorganização do ponto está relacionada à reestruturação da zona azul e à falta de regulamentação de algumas entidades junto à SMT.
“A Superintendência justifica a reorganização do centro e o fato de algumas entidades não estarem regulamentadas junto à SMT. É por isso que querem mudar o ponto, mas estamos buscando uma solução que contemple todos.”
Por fim, Eliel tranquilizou os usuários e motoristas: “O ponto permanece até segunda ordem, e vamos informar pela associação, cooperativas e grupos de WhatsApp. Estamos atentos e continuaremos buscando o melhor para a população e para os motoristas de Tanquinho e região.”