Feira de Santana

Junho Violeta: Centro Dona Zazinha promove ações em defesa da pessoa idosa em Feira de Santana

Programação inclui palestras, atividades culturais, ações de saúde e momentos de convivência

09/06/2025 06h01
Junho Violeta: Centro Dona Zazinha promove ações em defesa da pessoa idosa em Feira de Santana
Foto: Jorge Magalhães – Arquivo

Em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, celebrado em 15 de junho, o Centro de Convivência para Pessoa Idosa Zazinha Cerqueira preparou uma programação especial dentro da campanha Junho Violeta, com atividades que promovem o respeito, o cuidado e os direitos da população idosa em Feira de Santana.

A data, instituída pela Organização das Nações Unidas (ONU), tem o objetivo de alertar a sociedade para os diversos tipos de violência que atingem os idosos, como agressões físicas, violência psicológica, negligência, abandono, abuso financeiro e até violência institucional — muitas vezes silenciosas ou naturalizadas.

Com uma programação distribuída ao longo do mês, o Zazinha busca fortalecer a cultura de valorização da terceira idade e incentivar a participação ativa da comunidade na proteção de seus direitos.

“Precisamos acolher, oferecer carinho e amor àqueles que carregam uma bagagem rica em experiências e aprendizados. Muitos são exemplos de superação e têm histórias de vida inspiradoras. Que o final da jornada de cada idoso seja vivido com leveza, dignidade e marcado por afeto e respeito”, destacou Gerusa Sampaio, secretária municipal de Desenvolvimento Social.

A programação do Junho Violeta no Centro Dona Zazinha inclui palestras, atividades culturais, ações de saúde e momentos de convivência, com foco na prevenção da violência e na promoção do bem-estar físico e emocional dos idosos.

Programação – Centro Zazinha Cerqueira

Violência contra a pessoa idosa é crime

Denúncias podem ser feitas anonimamente por meio do Disque 100, canal nacional e gratuito da Ouvidoria Nacional de Direitos Humanos. A ligação é sigilosa e funciona 24 horas por dia.

O Junho Violeta reforça um compromisso coletivo: garantir que os idosos vivam com dignidade, segurança e respeito. Em Feira de Santana, o Centro Zazinha segue sendo um espaço essencial para fortalecer esses valores.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
AAPC realiza exposição beneficente no MAC para arrecadação de recursos

AAPC realiza exposição beneficente no MAC para arrecadação de recursos

Toda a renda obtida com a venda das obras será destinada à compra do terreno da futura...
Feira de Santana
Programa “Negócios em Foco” passa a se chamar “Negócios e Conexões” e ganha duas horas de duração na Rádio Sociedade News

Programa “Negócios em Foco” passa a se chamar “Negócios e Conexões” e ganha duas horas de duração na Rádio Sociedade News

O novo programa será exibido todos os domingos, das 13h às 15h, na Rádio Sociedade News....
Feira de Santana
Nova titular da DAI relata cenário preocupante de violência contra crianças e adolescentes

Nova titular da DAI relata cenário preocupante de violência contra crianças e adolescentes

Com passagens marcantes pela Delegacia Especial de Atendimento à Mulher (DEAM), ela agora...