Bahia

Secretário de Direitos Humanos da Bahia recebe título de Cidadão Cardosense em cerimônia histórica

A cerimônia não apenas reconheceu o trabalho de Felipe Freitas ao longo dos anos, mas também simbolizou o fortalecimento do vínculo entre o município de Antônio Cardoso e as políticas de direitos humanos desenvolvidas na Bahia.

04/06/2025 09h29
Secretário de Direitos Humanos da Bahia recebe título de Cidadão Cardosense em cerimônia histórica

Em uma noite marcada por emoção e reconhecimento, o secretário de Direitos Humanos do Estado da Bahia, Felipe Freitas, foi homenageado na terça-feira (3) com o título de Cidadão Cardosense. A solenidade aconteceu no município de Antônio Cardoso e contou com a presença de diversas autoridades, lideranças políticas e comunitárias. A proposta da honraria foi feita pelo presidente da Câmara de Vereadores, Rogério de Trinta, e aprovada por unanimidade.

O prefeito Josivaldo Bispo dos Anjos destacou a importância do momento para o município e ressaltou o papel de Felipe Freitas na construção de políticas públicas que beneficiam a cidade.

“Foi um evento muito grandioso para Antônio Cardoso e para todo o nosso território. É a primeira vez que o município recepciona um secretário de Justiça. Felipe já está no município há mais de 20 anos, tem uma militância forte, é uma referência muito grande para a nossa gente”, afirmou o prefeito.

“Ele tem sido um grande interlocutor com o Governo do Estado em muitas pautas de interesse de Antônio Cardoso. E é também parte da jovem guarda da nossa época, um companheiro de caminhada. Participamos juntos de campanhas e da construção de ideias. Ele tem uma relação muito próxima com o governador Jerônimo, que inclusive mandou uma mensagem na hora da entrega do título perguntando se ele já havia recebido. Agora, temos dois cardosenses no Governo: o governador e o secretário Felipe Freitas, que ajudam a construir um município mais justo e mais alegre”, completou.

O homenageado agradeceu o reconhecimento com um discurso que emocionou o público. Felipe Freitas destacou a ancestralidade e a luta histórica do povo de Antônio Cardoso, terra marcada por resistência e persistência.

“Se vieram antes de nós, há tanto tempo, ocupar essa terra e escolher esse lugar para construir esse município tão negro e tão persistente, é porque havia aqui uma razão para inspirar nossos mais velhos a acreditar na liberdade. Que a gente tenha coragem de seguir apostando na liberdade que essa terra inspira em cada um de nós”, disse o secretário.

O presidente da Câmara, Rogério de Trinta, responsável pela proposição do título, enfatizou a relevância da trajetória de Felipe Freitas e seu comprometimento com o município.

“É uma satisfação imensa estar fazendo essa entrega a Felipe Freitas, uma pessoa que tem uma participação muito importante no município de Antônio Cardoso. Desde os movimentos sociais, como o MoC, até sua atuação no processo eleitoral, ele pavimentou caminhos que permitiram o nosso acesso, o do prefeito Josivaldo e de tantos outros, aos espaços de liderança que ocupamos hoje”, declarou Rogério.

*Com informações do repórter André Silva

Comentários

Leia também

Bahia
Casa cheia na 15ª Festa dos Evangélicos em Santa Bárbara

Casa cheia na 15ª Festa dos Evangélicos em Santa Bárbara

Fiéis e simpatizantes celebraram o Dia dos Evangélicos com shows e momentos de adoração....
Bahia
Municípios de Ichu e Candeal participam de reunião sobre o Projeto Município Seguro no Ministério Público

Municípios de Ichu e Candeal participam de reunião sobre o Projeto Município Seguro no Ministério Público

Os municípios presentes se comprometeram a avançar na implementação que cria a Lei...
Bahia
Haddad autoriza empréstimo de R$ 154 milhões para Governo da Bahia implantar VLT

Haddad autoriza empréstimo de R$ 154 milhões para Governo da Bahia implantar VLT

Ao todo, o VLT de Salvador e Região Metropolitana contará com 42 estações distribuídas...