Bahia

Secretário Felipe Freitas será homenageado com o Título de Cidadão Cardosense nesta terça-feira (3)

A homenagem é uma iniciativa de Rogério dos Anjos, presidente da Casa Legislativa.

02/06/2025 11h30
Secretário Felipe Freitas será homenageado com o Título de Cidadão Cardosense nesta terça-feira (3)

A Câmara Municipal de Antônio Cardoso entregará, nesta terça-feira (3), o Título de Cidadão Cardosense ao secretário de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Felipe Freitas. A homenagem é uma iniciativa de Rogério dos Anjos, presidente da Casa Legislativa. A cerimônia, marcada para as 18h, deve reunir autoridades, lideranças políticas e representantes de movimentos sociais.

A homenagem reconhece sua atuação na defesa dos direitos humanos, na promoção da igualdade racial e na luta por justiça social, com contribuições reconhecidas na Bahia e em todo o país. Sua trajetória tem sido essencial para o fortalecimento de territórios como Antônio Cardoso, município majoritariamente negro, com 55% da população se autodeclarando preta e 95% negra, que abriga comunidades quilombolas que mantêm vivas suas tradições. Nesse contexto, políticas públicas vêm gerando avanços concretos na vida da comunidade.

Natural de Feira de Santana, Felipe é doutor e mestre em Direito pela Universidade de Brasília (UnB), com graduação pela Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Atuou em posições estratégicas no Governo Federal, liderando ações voltadas à juventude negra e à promoção da igualdade racial. Também foi consultor de organismos como ONU, UNESCO e PNUD, dirigiu a Plataforma Justa e coordenou iniciativas da Rede Liberdade.

Atualmente, além de comandar a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, é professor da UFBA e do IDP, e integra o Núcleo de Justiça Racial da FGV, em São Paulo.

A entrega do título é também um gesto de reconhecimento à trajetória de Felipe Freitas, marcada pelo compromisso com a justiça social e pelo papel ativo de Antônio Cardoso nesse processo de transformação.

Comentários

Leia também

Bahia
Painel da Transparência recebeu dados de 414 municípios baianos sobre gastos com festejos juninos

Painel da Transparência recebeu dados de 414 municípios baianos sobre gastos com festejos juninos

Chegando quase à totalidade do estado, é o maior número de municípios colaboradores...
Bahia
Seis a cada 10 baianos eram católicos, mas número de evangélicos e sem religião disparou, aponta Censo 2022

Seis a cada 10 baianos eram católicos, mas número de evangélicos e sem religião disparou, aponta Censo 2022

Segundo o levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 57%...
Bahia
Bahia tem mais de 254 mil títulos eleitorais cancelados

Bahia tem mais de 254 mil títulos eleitorais cancelados

Os dados estão disponíveis no Portal de Estatísticas do Tribunal Superior Eleitoral...