Política

Lula prega diálogo com o Legislativo sobre o IOF e critica Donald Trump

“É chamar as pessoas para tomar a decisão junto com a gente”, disse o presidente

02/06/2025 06h19
Lula prega diálogo com o Legislativo sobre o IOF e critica Donald Trump
Foto: Reprodução/CNN

Durante o evento do PSB nacional neste domingo (1º), o presidente Lula (PT) pregou o diálogo com o Legislativo para facilitar a aprovação de medidas de interesse do Executivo no Congresso Nacional frente à crise após o anúncio do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) anunciado na semana passada.

Lula esteve ao lado do presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB). Em sua fala, ele afirmou que o governo “tem de aprender que, quando quiser ter uma decisão que seja unânime entre todos os partidos, o correto não é a gente tomar uma decisão e depois comunicar”.

“É chamar as pessoas para tomar a decisão junto com a gente, para que a gente possa, quando chegar [no Congresso], as coisas estarem mais ou menos alinhadas. É assim que eu tenho com o Hugo e com Davi Alcolumbre [presidente do Senado]”, declarou o petista.

Segundo o presidente, as lideranças partidárias no Congresso podem ajudar o Executivo a corrigir as medidas que o governo quer aprovar. “Ninguém tem a obrigação de aprovar as medidas do governo se ele não concordar, o nosso papel enquanto governo é convencer as pessoas da importância daquilo”, afirmou.

De acordo com a Folha de São Paulo, Motta pediria a Lula ainda neste fim de semana que o governo suspenda o início da cobrança do IOF nas operações conhecidas como risco sacado. A medida ficaria suspensa até o governo apresentar ao Congresso uma alternativa ao decreto de alta do imposto no prazo de dez dias.

Esse prazo foi dado pela cúpula do Legislativo para não colocar em votação o projeto de derrubada do decreto do IOF. Nesse tipo de operação, o fornecedor antecipa o valor que tem a receber. A empresa que compra (o “sacado”) assume a responsabilidade de pagar o valor ao banco no prazo combinado. O risco sacado é uma alternativa para empresas que querem facilitar o pagamento aos fornecedores e também para os fornecedores que precisam de dinheiro mais rápido.

Donald Trump

Em outra fala, Lula comentou as possíveis sanções do governo Donald Trump ao ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal) e criticou o estadunidense. “Trump está querendo acabar com o multilateralismo e criar o unilateralismo. Negociação coletiva é importante, reforçar a OMC [Organização Mundial do Comércio}, a ONU [Organização das Nações Unidas], para gente defender no mundo”, disse o petista. “Não podemos voltar à negociação da Guerra Fria, não queremos mais Guerra Fria, queremos livre comércio e soberania de cada país”, completou Lula.

Comentários

Leia também

Política
Bahia tem 10 dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Bahia tem 10 dos 150 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional

Lista dos 'cabeças do Congresso' foi divugalda nesta sexta-feira (11), pelo DIAP
Política
‘Trump está incomodado com a importante posição que o Brasil tem hoje na geopolítica mundial’, diz Deyvid Bacelar

‘Trump está incomodado com a importante posição que o Brasil tem hoje na geopolítica mundial’, diz Deyvid Bacelar

Atualmente, segundo ele, o Brasil é dependente da importação de combustíveis refinados...
Política
Lula usa boné ‘Brasil é dos brasileiros’ após crise com EUA

Lula usa boné ‘Brasil é dos brasileiros’ após crise com EUA

Atitude do petista é vista como uma reafirmação da soberania do Brasil diante das tentativas...