Mundo

Celebração do título da Champions pelo PSG acaba em mortes, prisões e protestos em Paris

Duas pessoas morreram e 559 foram detidas durante comemoração nas ruas; governo francês repudia violência de “minoria de bandidos”

01/06/2025 12h23
Celebração do título da Champions pelo PSG acaba em mortes, prisões e protestos em Paris
Foto: Reprodução/ redes sociais

A festa pelo título inédito do Paris Saint-Germain na Liga dos Campeões terminou em tragédia na capital francesa. De acordo com a imprensa local, duas pessoas perderam a vida e 559 foram detidas na madrugada deste domingo em meio aos festejos.

Em Paris, as ruas viraram palco de tumultos e, segundo a emissora BFMTV, mais de 400 detidos foram registrados na cidade. Além disso, um jovem de 17 anos foi esfaqueado no peito e morreu em Dax, uma pequena comuna próxima à fronteira com a Espanha. A motivação do crime não foi divulgada pelas autoridades.

Já na capital, a segunda vítima fatal tinha 20 anos e pilotava uma scooter quando se envolveu em um acidente com um carro que transportava torcedores do PSG no 15º distrito de Paris, noticiou a emissora TF1.

O Ministro do Interior da França, Bruno Retaileau, classificou como “insuportável” o fato de não se poder celebrar o título “sem temer a selvageria de uma minoria de bandidos”. “Os verdadeiros fãs do PSG estão empolgados com o desempenho magnífico do time. Enquanto isso, bárbaros saíram às ruas de Paris para cometer crimes e provocar a polícia”, afirmou Retaileau nas redes sociais.

Nas próximas horas, a delegação do PSG retorna a Paris para dar início às comemorações oficiais. O roteiro inclui desfile pela Champs-Élysées, recepção pelo presidente Emmanuel Macron e festa final no Parque dos Príncipes, após a goleada por 5 a 0 sobre a Inter de Milão na decisão, disputada no sábado em Munique.

Confira nota de repúdio do PSG na íntegra: 

O Paris Saint-Germain condena da forma mais veemente possível a violência ocorrida durante as comemorações.

Este título de Campeão Europeu deve ser um momento de alegria coletiva, não de agitação ou excessos.

Esses atos isolados são contrários aos valores do Clube e em nada representam a grande maioria dos nossos torcedores, cujo comportamento exemplar ao longo da temporada merece ser reconhecido.

O Paris Saint-Germain pede que todos demonstrem responsabilidade e respeito para que esta vitória histórica continue sendo um momento de orgulho compartilhado por todos.

Comentários

Leia também

Mundo
25 anos após atentado de 11 de setembro, três vítimas são identificadas nos EUA

25 anos após atentado de 11 de setembro, três vítimas são identificadas nos EUA

Identificação foi possível graças a avanços na análise de DNA e ao trabalho contínuo...
Mundo
Embaixada dos EUA ameaça aliados de Moraes: ‘Estão avisados’

Embaixada dos EUA ameaça aliados de Moraes: ‘Estão avisados’

O governo do presidente Donald Trump sancionou, na semana passada, o ministro Alexandre...
Mundo
Mais tarifas de Trump entram em vigor nesta quinta-feira (7); entenda

Mais tarifas de Trump entram em vigor nesta quinta-feira (7); entenda

Mais de 90 países começam a ser taxados pelo governo dos Estados Unidos