Educação

Educação Municipal lança projeto Futebol de Rua na Escola Ildes Ferreira

As aulas acontecerão dois dias por semana e vão abranger crianças do 3º ao 5º ano

23/05/2025 10h00
Educação Municipal lança projeto Futebol de Rua na Escola Ildes Ferreira
Foto: Silvio Tito

Nesta quinta-feira (22), foi lançado o projeto “Futebol de Rua pela Educação” na Escola Municipal Professor Ildes Ferreira de Oliveira, no bairro Asa Branca. A iniciativa beneficiará semanalmente 100 crianças e adolescentes, de 7 a 13 anos, sempre no contraturno escolar.

O projeto une a prática do futebol de rua a atividades voltadas para a formação humana, promovendo o desenvolvimento integral dos participantes. A metodologia exclusiva do Instituto Futebol de Rua integra práticas esportivas, ações pedagógicas, lúdicas e culturais, com o objetivo de fortalecer a formação cidadã e promover valores essenciais para a convivência comunitária.

A iniciativa é fruto da parceria entre o Instituto Futebol de Rua, a empresa Belgo Arames/Fundação ArcelorMittal e o Governo Municipal, por meio das secretarias de Educação (Seduc) e de Cultura, Esporte e Lazer (Secel), além da Superintendência de Esportes.

O secretário municipal de Educação e vice-prefeito de Feira de Santana, Pablo Roberto, celebrou a inauguração e destacou os impactos positivos. O ato realizado na unidade escolar, contou com a presença do secretário de Cultura, Cristiano Lobo, e do superintendente de Esportes, Emerson Brito.

“Nosso objetivo é mudar a realidade dessas crianças e adolescentes. O foco principal é incentivar a permanência na sala de aula. Para participar, é preciso apresentar bons resultados e comportamento. A escola é de vocês, cuidem dela. Estamos lançando não apenas um projeto, mas um compromisso com a melhoria do rendimento escolar. No final do ano, voltaremos para avaliar os resultados e celebrar com vocês”, disse encorajando os alunos. 

A diretora da escola, Edilene Albano, destacou a importância da iniciativa para a comunidade. A unidade possui 280 alunos matriculados do 1º ao 5º ano, sendo o turno integral para o 4º e 5º anos. “Estamos felizes por sermos pioneiros nesse projeto, que traz uma metodologia social e educativa, contribuindo para o desenvolvimento social, técnico e para a permanência das crianças na escola, reduzindo a evasão escolar. As aulas acontecerão dois dias por semana e vão abranger crianças do 3º ao 5º ano”, afirmou.

Lis Sindeaux, do suporte pedagógico do Instituto, explicou que as aulas terão três momentos: introdução da atividade, prática esportiva e laboratório de dribles, com participação igualitária de meninos e meninas. “Nosso projeto atende crianças em situação de vulnerabilidade social. Contratamos professores pedagógicos e esportivos para atuar com elas, trabalhando valores humanos, ética e técnica. A diretora já montou uma lista de espera para as crianças que não forem contempladas inicialmente. As atividades ocorrem no turno oposto ao das aulas: uma hora e meia de oficina humana e duas horas com o professor esportivo”, detalhou.

A Belgo Arames/Fundação ArcelorMittal é fundamental para a expansão da metodologia em diversos estados brasileiros, com foco na inclusão social e no desenvolvimento humano. Por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, direciona recursos a territórios que mais necessitam.

Jilmara Lopes, coordenadora de Gente, Cultura e Engajamento da Belgo Arames, ressaltou a importância da parceria. “Nosso objetivo é formar 100 jovens na categoria de futebol de rua e transformar suas vidas. Acreditamos que investir na educação é investir em futuros adultos e profissionais melhores. Temos projetos semelhantes em São Paulo e Minas Gerais, mas na Bahia este é o único, em Feira de Santana. No próximo ano, vamos avaliar a possibilidade de expansão”, explicou.

O projeto também busca reduzir a evasão escolar, fortalecer os vínculos comunitários e estimular a reflexão sobre temas sociais e culturais relevantes, como o enfrentamento ao racismo, questões ambientais, comunicação não violenta e educação socioemocional.

Comentários

Leia também

Educação
MEC divulga resultado do Fies do 2º semestre

MEC divulga resultado do Fies do 2º semestre

Programa recebeu mais de 276 mil inscrições e ofertou 74,5 mil vagas em instituições...
Educação
Estudante feirense tem projeto aprovado para Feira Brasileira de Iniciação Científica em Santa Catarina

Estudante feirense tem projeto aprovado para Feira Brasileira de Iniciação Científica em Santa Catarina

Gloria Esther idealizou uma farinha enriquecida com triptofano como alternativa terapêutica...
Educação
Aula inaugural marca início do EJA Profissionalizante em parceria com o SENAI; mais de 300 alunos serão beneficiados

Aula inaugural marca início do EJA Profissionalizante em parceria com o SENAI; mais de 300 alunos serão beneficiados

A iniciativa vai garantir formação técnica e qualificação profissional para 319 alunos...