SAMU contabiliza 807 ocorrências com moto em 2025
Números representam 41% do total registrado pelo órgão no ano passado
O número de ocorrências de trânsito envolvendo motociclistas, em Feira de Santana, nos quatro primeiros meses deste ano representa 41,6% do total de acidentes com moto contabilizados em todo o ano de 2024 pelo SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) – foram 1.940.
De janeiro a abril de 2025, o serviço registrou 807 ocorrências com moto. De um mês a outro, o Samu contabilizou um aumento médio de aproximadamente 22,3% – ou seja, a média mensal é de 202 acidentes. Em janeiro foram 144 ocorrências, fevereiro (180), março (220) e abril 263.
A coordenadora do SAMU, Rita Lima, atribui o elevado índice à imprudência dos condutores de motocicletas. “As pessoas precisam ser prudentes, estar habilitadas e capacitadas para conduzir uma moto. Não devem passar por corredores entre carros em movimento e, principalmente, não devem consumir bebidas alcoólicas se forem pilotar”, alertou.
Ainda conforme as estatísticas do SAMU, de janeiro a abril deste ano, houve um aumento de aproximadamente 24,56% nas ocorrências traumáticas em relação ao mesmo período do ano passado. No caso das ocorrências clínicas, o crescimento foi de cerca de 18,65%.
“Todos os dias o SAMU recebe solicitações de atendimento a pessoas envolvidas em acidentes de moto”, acrescenta a coordenadora.