Projeto Feira Produtiva leva economia solidária e agricultura familiar ao Arraiá do Comércio
A iniciativa reconhece o potencial produtivo desses grupos e promove a inclusão social por meio do empreendedorismo
A Prefeitura de Feira de Santana, em parceria com o SESC, promove o Arraiá do Comércio, evento junino que acontece de 7 a 15 de junho, na Praça Bernardino Bahia, no centro da cidade, das 10h às 22h. A iniciativa conta com a participação do projeto Feira Produtiva, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social (Sedeso), por meio da Divisão de Cidadania e Inclusão Produtiva do Departamento de Segurança Alimentar e Cidadania.
A presença do Feira Produtiva no evento tem o objetivo de fomentar a exposição e comercialização dos produtos da economia solidária e da agricultura familiar, fortalecendo a geração de trabalho e renda. Segundo Ivone Fernandes, chefe da Divisão de Cidadania, a iniciativa reconhece o potencial produtivo desses grupos e promove a inclusão social por meio do empreendedorismo.
Quatro tabuleiros foram disponibilizados no espaço do evento, representando diferentes comunidades e segmentos produtivos:
- Associação Rural Vila Feliz, do distrito de Tiquaruçu – com artesanato e produtos alimentícios;
- Associação Lagoa das Pedras, do distrito de Jaíba – com alimentos derivados do milho e da tapioca;
- Associação Mãos que Realizam – com bonecas de pano, panos de prato e outros itens de artesanato;
- Associação de Moradores da Formiga, também do distrito de Jaíba – oferecendo bolos variados, canjicas, sequilhos, doces e bebidas.
Para a secretária de Desenvolvimento Social, Gerusa Sampaio, a participação no Arraiá é um reforço ao compromisso da gestão com os pequenos produtores.
“Participar do Arraiá do Comércio com os produtos da economia solidária e da agricultura familiar é reafirmar nosso compromisso com a valorização do pequeno produtor e com um futuro mais justo e sustentável”, destacou a secretária.
Já Ivone Fernandes ressaltou a importância da visibilidade para os empreendimentos locais:
“Estamos muito felizes por essa oportunidade de mostrar a força e a criatividade dos nossos empreendedores, valorizando a cultura local e promovendo a inclusão produtiva”, afirmou.