Chile e Uruguai suspendem importação de frango brasileiro após caso de gripe aviária
Argentina, China e União Europeia também já haviam interrompido compras; setor exportou US$ 190 milhões em abril
Chile e Uruguai suspenderam temporariamente as importações de frango do Brasil após a confirmação do primeiro caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) em uma criação comercial no país. Argentina, China e União Europeia já haviam adotado a mesma medida, seguindo protocolos sanitários internacionais que preveem a suspensão automática em casos de detecção da doença.
Segundo o Ministério da Agricultura e Pecuária, as exportações de carne de aves brasileiras para os cinco mercados totalizaram mais de US$ 190 milhões apenas em abril. O governo informou que já iniciou as ações previstas no plano nacional de contingência para conter e erradicar o foco, com o objetivo de preservar a produção avícola nacional.
O ministério também afirmou que notificou oficialmente os órgãos competentes no Brasil e no exterior, incluindo a Organização Mundial de Saúde Animal. A gripe aviária, que já circula em países da Ásia, África e Europa, não é transmitida para humanos pelo consumo de carne de frango ou ovos, segundo o Mapa.
*Por: Metro 1