Feira de Santana

Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia após quase sete anos

Deputado Radiovaldo Costa destaca geração de empregos, qualificação profissional e atuação do mandato para retomada dos investimentos no estado

17/05/2025 16h10
Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia após quase sete anos

A Petrobras voltou a perfurar poços terrestres na Bahia, após quase sete anos de paralisação. A retomada das atividades ocorreu no campo de Taquipe, no município de São Sebastião do Passé, com a entrada em operação da sonda EBS-08. A ação marca o início de uma nova campanha da estatal, com previsão de perfuração de até 100 novos poços e geração de empregos em toda a cadeia produtiva.

A estimativa é que cerca de 1.500 postos de trabalho sejam criados entre este ano e o início de 2026, em áreas como perfuração, produção, manutenção, operação, montagem e transporte. Para o deputado estadual Radiovaldo Costa (PT), a retomada das atividades da Petrobras simboliza o início de um novo ciclo de crescimento para o estado:
“Esse retorno representa geração de empregos, aumento da produção de petróleo e gás e crescimento da arrecadação para os municípios produtores. É desenvolvimento na veia para a Bahia.”

Entre os municípios diretamente beneficiados estão: Explanada, Cardeal da Silva, Entre Rios, Araçás, Alagoinhas, São Sebastião do Passé, Catu e Pojuca.

Uma das preocupações do mandato, agora, é garantir que essas novas vagas sejam ocupadas prioritariamente por trabalhadores e trabalhadoras da região. “Por isso, tenho atuado junto ao Senai Bahia e aos prefeitos dessas cidades, buscando viabilizar a qualificação da mão de obra local, para que os empregos gerados fiquem aqui, com o nosso povo”, afirma Radiovaldo.

A atuação do parlamentar foi decisiva na construção desse resultado. Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, Radiovaldo esteve em setembro de 2023 com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, cobrando a retomada dos investimentos no estado.

“A Bahia é o berço histórico da Petrobras. Defender a permanência da empresa aqui é defender nossa soberania energética, nossa economia regional e os direitos da classe trabalhadora”, pontua.

O retorno das sondas é resultado direto da resistência contra o processo de privatização iniciado nos governos Temer e Bolsonaro, quando diversos ativos da empresa foram vendidos ou sucateados. Com a eleição do presidente Lula, a Petrobras voltou a olhar para o Nordeste com compromisso social e estratégico.

De acordo com o novo plano de investimentos da companhia, a meta é injetar cerca de R$ 16 bilhões na Bahia até 2029, com o objetivo de dobrar a atual produção de petróleo e gás no estado.

“Seguimos firmes, com o mandato a serviço do povo, defendendo uma Petrobras pública, geradora de empregos e impulsionadora do desenvolvimento econômico e social da Bahia”, conclui o deputado.

Comentários

Leia também

Feira de Santana
InstaWeek chega à última edição com foco em marketing e transformação digital

InstaWeek chega à última edição com foco em marketing e transformação digital

Promovido pelo Sebrae Feira de Santana, o evento é comandado por Marília Enéas, gestora...
Feira de Santana
Secretário de Saúde lamenta morte do médico Rodrigo Gonçalves Dantas, vítima de acidente de carro
Feira de Santana
Médico do HGCA, Dr. Rodrigo Gonçalves Dantas morre em acidente automobilístico

Médico do HGCA, Dr. Rodrigo Gonçalves Dantas morre em acidente automobilístico

Informação foi divulgada em nota da direção do Hospital