Petrobras retoma perfuração de poços na Bahia após quase sete anos
Deputado Radiovaldo Costa destaca geração de empregos, qualificação profissional e atuação do mandato para retomada dos investimentos no estado
A Petrobras voltou a perfurar poços terrestres na Bahia, após quase sete anos de paralisação. A retomada das atividades ocorreu no campo de Taquipe, no município de São Sebastião do Passé, com a entrada em operação da sonda EBS-08. A ação marca o início de uma nova campanha da estatal, com previsão de perfuração de até 100 novos poços e geração de empregos em toda a cadeia produtiva.
A estimativa é que cerca de 1.500 postos de trabalho sejam criados entre este ano e o início de 2026, em áreas como perfuração, produção, manutenção, operação, montagem e transporte. Para o deputado estadual Radiovaldo Costa (PT), a retomada das atividades da Petrobras simboliza o início de um novo ciclo de crescimento para o estado:
“Esse retorno representa geração de empregos, aumento da produção de petróleo e gás e crescimento da arrecadação para os municípios produtores. É desenvolvimento na veia para a Bahia.”
Entre os municípios diretamente beneficiados estão: Explanada, Cardeal da Silva, Entre Rios, Araçás, Alagoinhas, São Sebastião do Passé, Catu e Pojuca.
Uma das preocupações do mandato, agora, é garantir que essas novas vagas sejam ocupadas prioritariamente por trabalhadores e trabalhadoras da região. “Por isso, tenho atuado junto ao Senai Bahia e aos prefeitos dessas cidades, buscando viabilizar a qualificação da mão de obra local, para que os empregos gerados fiquem aqui, com o nosso povo”, afirma Radiovaldo.
A atuação do parlamentar foi decisiva na construção desse resultado. Ao lado do governador Jerônimo Rodrigues e do coordenador-geral da Federação Única dos Petroleiros (FUP), Deyvid Bacelar, Radiovaldo esteve em setembro de 2023 com a presidente da Petrobras, Magda Chambriard, cobrando a retomada dos investimentos no estado.
“A Bahia é o berço histórico da Petrobras. Defender a permanência da empresa aqui é defender nossa soberania energética, nossa economia regional e os direitos da classe trabalhadora”, pontua.
O retorno das sondas é resultado direto da resistência contra o processo de privatização iniciado nos governos Temer e Bolsonaro, quando diversos ativos da empresa foram vendidos ou sucateados. Com a eleição do presidente Lula, a Petrobras voltou a olhar para o Nordeste com compromisso social e estratégico.
De acordo com o novo plano de investimentos da companhia, a meta é injetar cerca de R$ 16 bilhões na Bahia até 2029, com o objetivo de dobrar a atual produção de petróleo e gás no estado.
“Seguimos firmes, com o mandato a serviço do povo, defendendo uma Petrobras pública, geradora de empregos e impulsionadora do desenvolvimento econômico e social da Bahia”, conclui o deputado.