Saúde

Após amputação, paciente com diabetes vence desafios e inspira com história de superação

Estomaterapeuta Áquilla Chahinne destaca os riscos do pé diabético e a importância do atendimento especializado para evitar amputações

16/05/2025 18h40
Após amputação, paciente com diabetes vence desafios e inspira com história de superação

Em entrevista ao programa Cidade em Pauta, da Rádio Nordeste FM, a estomaterapeuta e feridóloga Dra. Áquilla Chahinne fez um importante alerta à população sobre as consequências do diabetes mal controlado. A profissional destacou o caso do paciente Inaldo dos Santos Soares, que participou do programa compartilhando sua trajetória de luta e superação após sofrer uma amputação causada por complicações do diabetes.

“Hoje a gente tem um convidado muito especial, que é o seu Inaldo. Muitas pessoas que passam pelo processo de amputação se isolam, desistem da vida. A taxa de mortalidade após amputações é alta, especialmente no primeiro e no quinto ano após o procedimento, mas seu Inaldo é um exemplo de superação”, destacou Dra. Áquilla.

Seu Inaldo relatou que a lesão que levou à amputação começou de forma inesperada, com um simples ferimento no pé provocado por um parafuso que atravessou o tênis enquanto ele ajudava um amigo.

“Eu já sabia que tinha diabetes, mas não sentia o pé. O parafuso furou meu tênis e meu pé, e eu nem percebi. Só fui descobrir quando já tinha uma infecção. Daí veio a amputação. Foi um choque, mas a gente tem que lutar pra viver”, contou.

A estomaterapeuta explicou que Inaldo já chegou à clínica após ter amputado quatro dedos, mas ainda com uma úlcera grave no pé.

“A amputação mudou o formato do pé, alterou a pisada e surgiram pontos de pressão que causaram novas feridas. Mesmo após a cirurgia, ele precisou de cuidados intensivos”, explicou.

Dra. Áquilla reforçou que pacientes diabéticos devem ter atenção redobrada com os pés, utilizando calçados específicos.

“O sapato do diabético precisa ter solado rígido, biqueira, sem costuras internas e palmilha acolchoada. Um tênis comum não oferece essa proteção. O caso de seu Inaldo ilustra bem isso.”

Um dos pontos mais graves é a perda de sensibilidade causada pela neuropatia diabética.

“Muitos pacientes não percebem quando se machucam. Por isso é fundamental que olhem os pés todos os dias e procurem ajuda ao menor sinal de ferimento. Quanto antes, maior a chance de evitar a amputação”, alertou a especialista.

Inaldo ressaltou a mudança em sua qualidade de vida após iniciar o tratamento com a equipe da clínica Dr. Curativos.

“Eu procurei outros postos, mas só encontrei resultado quando fui atendido por Dra. Áquilla. Lá é diferente. Desde a recepção, a gente é tratado com carinho, respeito. Me adaptei, fui muito bem acolhido e continuo até hoje. A equipe tem mãos de fada”, elogiou.

Como recado para os ouvintes, seu Inaldo deixou um alerta direto: “Quem tem diabetes precisa se cuidar todos os dias. Não adianta comer tudo o que quer, dormir mal, tomar refrigerante o tempo todo. Você tem que prestar atenção no seu corpo e se tiver qualquer problema, procure ajuda. Não espere piorar.”

Dra. Áquilla encerrou destacando a importância do exemplo de seu Inaldo: “Ele é um homem ativo, participa de eventos, dá palestras, está sempre rodeado de amigos. É prova de que é possível viver bem, mesmo com as dificuldades. Mas é preciso agir cedo e buscar o tratamento certo.”

A Clínica Dr. Curativos é especializada no tratamento de feridas, especialmente em pés diabéticos.

📍 Avenida Getúlio Vargas, Feira de Santana – BA
📞 Agendamentos: (75) 99300-9473

Comentários

Leia também

Saúde
Pequenas mudanças, grandes resultados: cardiologista alerta para riscos e cuidados com a hipertensão

Pequenas mudanças, grandes resultados: cardiologista alerta para riscos e cuidados com a hipertensão

Segundo dados de 2023 da Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas,...
Saúde
Ozempic passa a exigir retenção de receita nas farmácias brasileiras a partir de junho de 2025

Ozempic passa a exigir retenção de receita nas farmácias brasileiras a partir de junho de 2025

A nutróloga Dra. Aline Jardim reforçou a importância da decisão
Saúde
Gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos, diz Fiocruz

Gripe é a principal causa de mortes por SRAG em idosos, diz Fiocruz

incidência de SRAG continua alta ou moderada em várias regiões