Mais de 9 mil títulos eleitorais estão em risco de cancelamento em Feira de Santana
Prazo para regularização vai até 19 de maio
Feira de Santana tem 9.349 eleitores que correm o risco de ter o título cancelado pela Justiça Eleitoral. Em toda a Bahia, mais de 260 mil pessoas podem ser afetadas caso não regularizem a situação até o próximo dia 19 de maio. O alerta é do chefe da 156ª Zona Eleitoral, Danilo Pereira.
De acordo com ele, o cancelamento atinge os eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições consecutivas e que também não justificaram a ausência nem pagaram as multas correspondentes. A recomendação é que a regularização seja feita o quanto antes, seja presencialmente, seja pela internet.
“Temos até o dia 19 de maio para receber os eleitores que deixaram de votar nas três últimas eleições. Esses eleitores estão passíveis de cancelamento do título, e o TSE vai efetuar esse cancelamento a partir dessa data”, alertou Danilo Pereira.
Segundo o chefe da zona eleitoral, os serviços estão amplamente disponíveis. “Ele pode vir aqui na Justiça Eleitoral, em qualquer cartório do país, ou, de forma mais prática, acessar o site do TSE, pelo endereço www.tse.jus.br. Lá tem um banner de autoatendimento ao eleitor, onde é possível quitar dívidas, fazer transferência, revisar dados, imprimir segunda via, entre outras opções”, explicou.
Além da impossibilidade de votar, o cancelamento do título pode trazer sérias consequências.
“Ele não vai poder se inscrever em concurso público, se matricular em universidade pública, pegar empréstimos em instituições públicas, tirar passaporte ou carteira de identidade. E, claro, também não poderá ser candidato caso deseje”, detalhou Pereira.
Para quem já tem biometria cadastrada, todos os serviços podem ser feitos pela internet.
“O eleitor pode alterar nome, mudar de município, pagar guias de multa por Pix e, na hora, já obter a certidão de quitação. Hoje, vivemos num mundo digital, e quase todos os nossos serviços estão disponíveis online, no conforto da casa do eleitor”, destacou.
A Justiça Eleitoral também mantém o atendimento presencial para quem tem dificuldade com os meios digitais.
“Estamos abertos de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Atendemos por demanda espontânea e também por agendamento. Quem preferir agendar pode acessar o site do TRE da Bahia (www.tre-ba.jus.br), escolher a central de atendimento de Feira de Santana e marcar o dia e o horário”, orientou o chefe da 156ª Zona Eleitoral.