Reunião celebra sucesso da Micareta 2025 e propõe mais planejamento para o futuro
O objetivo foi alinhar os serviços prestados durante o evento e discutir melhorias para os próximos anos.
Na tarde desta terça-feira (13), representantes do Ministério Público da Bahia (MP-BA), Prefeitura de Feira de Santana e diversos órgãos de segurança e saúde participaram de uma reunião de avaliação sobre a Micareta 2025. O encontro, realizado na sede do MP-BA, contou com a presença de autoridades como o promotor de Justiça Audo Rodrigues e o secretário municipal de Cultura, Cristiano Lôbo. O objetivo foi alinhar os serviços prestados durante o evento e discutir melhorias para os próximos anos.
Durante a reunião, o promotor Audo Rodrigues destacou a importância do diálogo entre os entes envolvidos — Estado, Município, iniciativa privada e todos os setores da administração pública. Para ele, o sucesso da festa se deve a um esforço coletivo e, principalmente, ao planejamento.
“É preciso destacar todo esse diálogo entre o Estado da Bahia, o Município de Feira de Santana e todos os envolvidos. Não se faz uma festa dessa proporção sem planejamento, e que esse planejamento esteja no papel, para que, independentemente de quem esteja na função, a execução siga um padrão de qualidade,” afirmou o promotor.
O promotor também ressaltou a necessidade de cada secretaria envolvida ter um projeto estruturado, assim como já faz, por exemplo, a Polícia Militar com seus planejamentos anuais. Ele apontou ainda a possibilidade — ainda em discussão — de mudança na data da Micareta, o que poderia ampliar o tempo de organização e garantir ainda mais eficiência.
Sobre o balanço geral da festa, o promotor foi categórico ao afirmar que o saldo foi “mais do que positivo”:
“Tivemos um aumento no número de foliões, com cerca de 915 mil pessoas entrando no circuito, segundo dados dos portais de acesso, superando o ano passado. E, mesmo assim, houve uma redução significativa na criminalidade, com queda de até 70% nos crimes patrimoniais. Não houve registro de crimes graves na avenida.”
A ação da Polícia Civil na recuperação de celulares furtados também foi elogiada, assim como a estrutura de saúde montada para o evento. De acordo com o promotor, a sensação de segurança percebida pela população foi validada por uma pesquisa feita pela Ouvidoria da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que apontou que 92% dos entrevistados se sentiram seguros durante a festa.
Além da segurança, Audo Rodrigues destacou o papel do Ministério Público durante o evento. Segundo ele, a atuação da instituição vai além do gabinete:
“O Ministério Público não é responsável direto pela Micareta, mas é quem ajuda a sentar Estado e Município à mesma mesa, a resolver problemas em tempo real, como falta de água para catadores ou irregularidades nas barracas. Atuamos para garantir os direitos de todos — do mais vulnerável ao folião.”
O secretário de Cultura, Cristiano Lôbo, também destacou a importância da reunião para o fortalecimento da festa e de futuras edições.
“Foi uma oportunidade importante para dialogarmos e compartilharmos os resultados. Ficou evidente que a Micareta 2025 teve um saldo muito positivo. Essa avaliação é essencial para planejarmos melhor, corrigirmos falhas e assegurarmos o sucesso das próximas edições.”
O secretário reforçou ainda que momentos como esse — de escuta e feedback — fazem parte da gestão moderna e participativa que a Prefeitura tem buscado consolidar:
“Gestão é escuta ativa, diálogo e sensibilidade. Esse é o caminho para continuarmos fortalecendo as ações em prol da população.”
Participaram da reunião representantes da SMT, Semob, PRF, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Polícia Civil, Guarda Municipal, diversas secretarias municipais e a direção do Hospital Geral Clériston Andrade.
*Com informações do repórter Robson Nascimento