Dia D de vacinação: Mais de mil doses contra a gripe foram aplicadas
A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância da vacinação para evitar complicações causadas pela gripe, especialmente entre os grupos mais vulneráveis.
A campanha de vacinação contra a gripe em Feira de Santana ganhou força no último sábado (10) com a realização do Dia D, parte de uma mobilização nacional promovida pelo Ministério da Saúde. O município aderiu ativamente à iniciativa, alcançando a marca de 1.109 doses aplicadas em um único dia. O balanço foi divulgado pela Secretaria Municipal de Saúde.
Para o secretário de Saúde, Rodrigo Matos, a participação da população foi excelente. “Graças a Deus, a população aderiu. O Dia D foi um movimento nacional e Feira comprou a ideia. É importante dizer que antes da Micareta fizemos um Dia D municipal, justamente para que, quando as pessoas chegassem àquela festa, naquela aglomeração, muitas já estivessem imunizadas”, explicou.
Além das unidades básicas de saúde da sede e dos distritos, o mutirão aconteceu também em locais com horários alternativos de funcionamento, como o Shopping Avenida, onde foram aplicadas mais de 300 doses.
“Foi uma inovação justamente porque o shopping ficava aberto até às 20h. Pessoas que não podiam ir de manhã puderam à tarde ou no início da noite. Foi uma iniciativa muito positiva”, avaliou.
Rodrigo destacou ainda a importância da vacinação como estratégia de saúde pública. “Muitas vezes, depois da Micareta, a gente via aquela crise de gente na porta do pronto-socorro, dos PSFs, das UPAs e das policlínicas. A gente não está vendo isso agora. Justamente porque trabalhamos muito com a vacinação. Não é retórica: vacinação salva vidas. Evita que as pessoas fiquem doentes. Por isso a gente trabalha tanto: para prevenir em vez de remediar.”
Quem pode se vacinar contra a gripe?
A vacinação contra a influenza segue nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Unidades de Saúde da Família (USFs) de Feira de Santana. Para receber a dose, é necessário apresentar um documento com foto, cartão do SUS e caderneta de vacinação. Menores de 18 anos devem estar acompanhados pelos pais ou responsáveis.
Públicos prioritários:
- Pessoas com 60 anos ou mais
- Crianças de 6 meses a 6 anos
- Gestantes e puérperas
- Profissionais de saúde
- Caminhoneiros, motoristas de ônibus e trabalhadores dos Correios
- Forças de segurança e transporte coletivo
- Pessoas com doenças crônicas, deficiências ou em situação de rua
- Comunidades quilombolas